Câmara de Vereadores aprova criação do cargo de secretário de segurança

Olá Jornal
novembro27/ 2019

A Câmara de Vereadores aprovou por maioria de votos a criação do cargo de secretário municipal de Segurança Pública. A reunião desta segunda-feira, 25, foi realizada em Vila Teresinha, em mais uma sessão interiorizada. Este é o último passo para formalizar a criação da nova pasta que deverá concentrar as ações de segurança de políticas públicas dentro da Prefeitura. Votaram contra o projeto de lei os vereadores Sidnei Ferreira e Ana Cláudia do PDT e o vereador Nelsoir Battisti (PSD).

A proposta do Executivo Municipal é de estruturar a nova pasta e garantir a busca de recursos e equipamentos para qualificar uma fiscalização armada ou guarda municipal. A iniciativa é defendida pelo Governo, já que há investimentos futuros da União para este setor.

Entretanto, alguns vereadores questionaram a nova despesa na Prefeitura. “Seria a hora de acumular secretarias para ter economia. A secretaria está criada e fazer a nomeação do secretário quando a situação financeira da Prefeitura não é boa, me parece irresponsável,” destacou Ferreira.

No mesmo sentido, Ana Cláudia, destacou o volume de cargos em comissão, frente a situação financeira do poder público municipal. “Executivo está sendo irresponsável por criar uma secretaria, quando esta seria uma atribuição do Estado. Além de estarmos assumindo essa responsabilidade, vamos precisar equipar e preparar esta nova secretaria. Vale lembrar que por mês o Município gasta R$ 509 mil por mês em Ccs.”

Na defesa da proposta, Adelânio Ruppenthal (PSB) lembrou que a pasta trará benefícios para a comunidade. “O ano que vem será para a segurança. É necessário uma secretaria para buscar recursos e coordenar os trabalhos.”
A prioridade de investimentos na segurança foi defendida pela vereadora Helena da Rosa (MDB). “ Educação, Saúde e Segurança não tem como poupar. Para captar verbas é preciso ter uma estrutura. O Executivo terá que popupar em outras frentes.”

A líder de governo, Sandra Wagner (PSB), lembrou que as contratações para criar a guarda municipal serão de temporárias. “Contratações de pessoas para a secretaria será de forma emergencial, em forma de teste por até dois anos. Será uma forma de ampliar as ações de segurança no município.”

O presidente da Casa, Eduardo Kappel (PL) também saiu em defesa da iniciativa. “Uma fiscalização armada vai ajudar no patrulhamento do centro, para a Brigada Militar trabalhar mais no perímetro rural.”

Um financiamento de R$ 1 milhão foi buscado pelo Poder Executivo para equipar a nova estrutura. O valor foi solicitado junto ao Badesul. O valor também foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

PARCELADO
Outro projeto aprovado durante a sessão interiorizada permitirá ao contribuinte parcelar taxas de licenciamento. Até então os valores precisavam ser pagos de forma única. As taxas com valores acima de 200 UPMs poderão ser parceladas.

Olá Jornal