• Hoje é: quarta-feira, março 20, 2019

Caciva visita projeto de monitoramento colaborativo em São Gabriel

Olá Jornal
setembro07/ 2018

Nesta quarta-feira, 05, uma comitiva de Venâncio Aires se deslocou até a cidade de São Gabriel para conhecer o projeto São Gabriel + Segura.  O grupo foi recebido pelo Presidente da CDL de são Gabriel Sr João Custódio Moure, o diretor social Elizandro Ribas e o sócio da entidade e proprietário da Qualitec, Márcio Saraiva. O projeto  consiste em utilizar câmeras instaladas nas fachadas de empresas e residências, todas interligadas e centralizadas em uma plataforma única, distribuídas uniformemente pelas quadras do município e com acesso permanente dos órgãos Policiais da Cidade, com três grandes objetivos principais: prevenção, pronta resposta e investigativo.

O projeto é executado através de uma plataforma 100% web personalizada para o município com aplicativos também personalizados para celulares.  Podem ser usadas as câmeras já existentes nas fachadas de empresas e residências, ou câmeras adquiridas especialmente para o Projeto, desde que o local possua internet e o proprietário deseja participar. As câmeras integrantes são direcionadas para a cobertura da via pública e cada participante recebe um acesso a plataforma e aplicativo para visualização de sua própria câmera. Cada participante contribui com um valor mensal pré-estabelecido para sua câmera que contempla: manutenção da plataforma e aplicativos e gravação/armazenamento na nuvem por um período de 7 dias. A plataforma é disponibilizada para acesso aos órgãos de segurança previamente acordados, onde estes possuem acesso a todas as câmeras participantes, com imagens ao vivo e gravações de 7 dias anteriores. A principal vantagem do Projeto é a viabilização do mesmo sem a necessidade de Gasto Público, sendo mantido integralmente pela participação consciente e colaborativa da Comunidade, através de suas próprias câmeras particulares instaladas externamente em suas Empresas e Residências.

O programa já está dando bons resultados para a comunidade no requisito segurança e é uma iniciativa do Setor Privado através da CDL do município. Durante o encontro, os dirigentes gabrielenses ainda frisaram os resultados, com redução de 80% das ocorrências policiais nos locais em que há o monitoramento, que atualmente abrange uma rede de 114 câmeras até o momento. A próxima etapa agora é implementar o sistema na zona rural e para isso, estão sendo buscadas adesões. “É mais uma cidade que vem buscar o exemplo que deu certo aqui”, frisou o Presidente da CDL de São Gabriel.

Fizeram parte da comitiva de Venâncio Aires o Presidente da Caciva Sr. Vilmar de Oliveira, o Vice-presidente da entidade Sr. Airton Bade, representante do Poder Público Municipal Dário Martins e o Presidente do Rotary Clube Chimarrão e associado da Caciva Jairo Jantsch. O grupo ficou muito impressionado com o projeto, com a participação da colaborativa da população e com os resultados já obtidos. O objetivo agora é reunir o grupo na Caciva, explanar sobre o projeto aos associados da Entidade e verificar a viabilidade e o interesse de instalar esse projeto no município de Venâncio Aires.

Crédito: AI Caciva

Foto: Marcelo Ribeiro