Caciva defende menos impostos, por maior liberdade de compra

Guilherme Siebeneichler
junho01/ 2016

O Dia da Liberdade de Impostos é comemorado nesta quarta-feira, 1º de junho. Será a 12ª edição, organizada pelo Instituto Liberdade e o Instituto de Estudos Empresariais. Em alguns municípios gaúchos postos de combustíveis irão comercializar gasolina sem a incidência de impostos. Em Venâncio a reflexão sobre a alta carga tributária motiva o debate.

A presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Fabiana Bergamaschi lembra que o custo dos tributos no Brasil acabam dificultando o crescimento das empresas. “Hoje se trabalha cinco meses para pagar impostos. Essa carga tira competitividade e dificulta o fluxo financeiro dos empresários.”

O retorno dos tributos pagos retornam em menor porcentagem para a cidade. Conforme Fabiana, esta falta de retorno acaba exigindo mais investimentos em áreas que deveriam ser obrigação do poder público. “Muitas vezes as empresas acabam investindo novamente em segurança e em infraestrutura porque o governo não garante isso.”

REFORMA TRIBUTÁRIA

Para a presidente da entidade uma das soluções para garantir mais competitividade aos empresários brasileiros passa pela Reforma Tributária. A medida é uma mudança na atual estrutura e na legislação de impostos, taxas e contribuições vigente no país. Ela afetará a vida da população, dos empresários e dos governos federal, estaduais e municipais, pois mexerá com os recursos que são transferidos dos contribuintes para manter o sistema estatal e os serviços públicos, como segurança, educação, saúde, saneamento básico entre outros.

Carga tributária

Perfume importado – 78,99%

Relógio – 53,14%

Joias – 50,44%

Tv por assinatura – 46,12%

Telefone celular – 39,80%

Chocolate – 38,06%

Roupas – 34,67%

Almoço em restaurante – 32,31%

Teatro e cinema – 30,25%

Pacote de viagem – 29,56%

Buquê de flores – 17,71%

Livros – 15,52%

Fonte: mercadocontabil.com

Guilherme Siebeneichler