BR-386 contará com cinco praças de pedágios em 263 km, segundo plano da ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já definiu os pontos da BR-386 que receberão pedágios. Ao contrário do projeto exposto no início do ano, que sugeria quatro praças na rodovia federal, o novo modelo apresentado pela União prevê cinco cobranças em 263 quilômetros.

Os pedágios ficaram definidos para as cidades de Montenegro, Fazenda Vilanova, Fontoura Xavier, Tio Hugo e Carazinho. Os pontos exatos de cada praça também já estão confirmados pela ANTT. Ficam nos quilômetros 426, 375, 260, 207 e 163, respectivamente.

A implantação de uma quinta praça foi a solução apresentada pela ANTT ao Grupo de Trabalho formado por líderes regionais dos vales do Taquari, Alto do Botucaraí e Caí, como forma de diluir o valor sugerido inicialmente para os quatro pontos previstos em fevereiro. No edital apresentado, o pedágio custaria quase R$ 12 em Fazenda Vilanova.

Com o acréscimo de um ponto na BR-386, a ideia do Grupo de Trabalho é efetivar uma tarifa única. O primeiro valor debatido girava em torno de R$ 7,90 a tarifa. Mas é um custo que ainda depende da inclusão ou não de outras demandas e obras sugeridas por, entre outros, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat).

Duplicação

Como contrapartida, a concessionária vencedora do processo licitatório deverá duplicar todo o trajeto entre Lajeado – a partir do entroncamento com a ERS-130 – e Sarandi, no norte do Estado. São 213 quilômetros de nova pista. Além disso, estão previstos 54 quilômetros de adequação nas multivias entre Tabaí e Canoas.

CRÉDITO: A Hora do Vale

 

Guilherme Siebeneichler