Bolsas de estudos estimulam a permanência dos jovens no meio rural

Olá Jornal
setembro01/ 2018

Quando a jovem Graziele da Costa, de 17 anos, iniciou os estudos na Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), em 2017, seu pensamento era concluir o Ensino Médio e buscar uma qualificação na área de Saúde, como Medicina. “Eu queria ir pra cidade”, lembra a moradora de Linha Plums, interior de Herveiras (RS). Passado um ano e meio do ingresso na Efasol, hoje a realidade é outra: “Depois que eu me formar como técnica, quero cursar a Faculdade de Agronomia com o propósito de permanecer no campo e investir na produção de alimentos orgânicos”, garante ela.

Graziele, acompanhada pela mãe, Fabiana Cristina Bastos da Costa, de 40 anos, participou nesta sexta-feira, 31, no Salão Werner, em Santa Cruz do Sul, da renovação do convênio entre a Sicredi Vale do Rio Pardo e a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), que subsidia bolsas de estudos para filhos de associados à cooperativa. Este ano, foram beneficiados 54 estudantes, sendo 46 da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) e oito da Efasol, que pela primeira vez recebe as bolsas. “Este convênio é o retorno para a comunidade do resultado gerado pelos próprios associados, ou seja, o valor que investimos neste projeto para os filhos é fruto do envolvimento dos próprios pais junto à Sicredi e relacionado ao princípio cooperativista da educação, formação e informação”, destacou o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry.

A Sicredi Vale do Rio Pardo é parceria da Efasc desde a sua fundação. As bolsas de estudos, oferecidas desde 2011, já totalizam mais de 400 jovens beneficiados no período. Em 2018, o investimento é de R$ 2.000,00 por aluno/ano, valor advindo do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), aprovado em Assembleia Geral Ordinária da cooperativa. “As escolas agrícolas têm cumprido de forma muito eficiente o seu papel e contribuído decisivamente para o desenvolvimento do meio rural e de toda a região. E esta é a essência do cooperativismo, de unir esforços para promover o progresso, cada um fazendo a sua parte para o todo prosperar”, frisou Petry.

O presidente da Agefa, Anderson Rodrigo Richter, destacou a importância da parceria com a Sicredi. “A relevância deste convênio vai além do recurso financeiro, pois somos entidades identificadas com o propósito do cooperativismo. Temos certeza de que a permanência do jovem no campo passa pela cooperação”, salientou. Richter é egresso da Efasc, formado pela primeira turma (2011) e também foi bolsista da Sicredi. Hoje, ele é formando em Tecnologia em Horticultura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Histórico – A cerimônia de renovação do convênio contou com a presença de diversas lideranças, entre elas, o presidente da mantenedora da Efasol, Flavio Behling, os integrantes da Coordenação das escolas, Regis Solano (Efasol) e João Paulo Reis Costa (Efasc), o vice-presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Pedro Carlos Thessing, e o diretor Executivo, Marcio Algayer. “Hoje é um dia histórico para a Efasol. Esta parceria que se inicia é motivo de grande alegria e tem papel fundamental a valorização do jovem do interior”, destacou Behling.

Saiba mais:

Efasc – A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul oferece aos jovens a formação no Ensino Médio Técnico em Agricultura, curso que é fundamentado na Pedagogia da Alternância. Atualmente, ela possui 90 alunos do 1º ao 3º ano, provenientes de 11 municípios do Vale do Rio Pardo. Os egressos já somam 213 jovens, dos quais, 91 estão na universidade e 12 já estão graduados.

Efasol – A Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol) está localizada em Linha Formosa, interior de Vale do Sol (RS). Atualmente, tem 78 estudantes do 1º ao 3º ano, dos quais 16 são formandos de 2017 e estão em processo de estágio. Dos 37 egressos, oito são diplomados com Técnico em Agricultura. A base de atuação engloba 16 municípios.

Olá Jornal