Boletos poderão contar com escrita em braille no município

Guilherme Siebeneichler
junho28/ 2017

O Executivo poderá contar com lei que obrigue, após cadastro, a emissão de boletos de água, luz e do IPTU, com escrita em braille, destinado aos deficientes visuais. A proposta foi sugerida pelo vereador André Puthin (PMDB) e foi aceita pelo Executivo. Por gerar despesas ao Município, o projeto será encaminhado pela Administração Municipal.

Conforme o parlamentar, Venâncio Aires pode ter destaque estadual com o cumprimento da regra. “As pessoas com deficiência visual terão que realizar um cadastro para garantir o recebimento das contas com descrição em braille.”
Legislação estadual já prevê a possibilidade de recebimento das correspondências da Corsan e de energia, em braille. A matéria foi aprovada em 2006 na Assembleia Legislativa.

Em âmbito municipal, a Prefeitura se comprometeu em emitir os boletos de cobrança do IPTU com a escrita especial. Os Correios também demostraram interesse em colaborar para divulgar e efetuar o cadastro de pessoas que gostariam de receber a correspondência em braille. A expectativa é de atender até 100 pessoas com o projeto.

Guilherme Siebeneichler