Bola e Olá recebem Prêmio Empreendedor Cultural

Janine Niedermeyer
abril13/ 2017

Venâncio Aires receberá nesta quinta-feira, 13, pela primeira vez o Prêmio Empreendedor Cultural. O projeto “A Arte a Serviço da Alphorria” é um dos sete vencedores do concurso patrocinado pela RGE Sul com a realização de Cida Cultural.

A proposta foi inscrita pela Bola Cultural em parceria com o Olá Jornal e tem como objetivo valorizar a diversidade e difundir a cultura negra a partir do fortalecimento das ações da ONG Alphorria. O prêmio será entregue em solenidade às 9h, no auditório do Hotel Platinum Executive Center, em São Leopoldo.

O projeto prevê oficinas de capoeira, dança afro, beleza negra, culinária afro e percussão, além da criação e execução de uma intervenção cultural de raiz afro-sul-rio-grandense. Além disso, na semana de Consciência Negra de 2017, a ONG Alphorria vai para a rua, realizando uma Mostra Cultural.

O PRÊMIO

O Prêmio Empreendedor Cultural chega a sua 3ª edição com o intuito de buscar estimular produtores que fazem a diferença em suas comunidades, oferecendo formação, recursos financeiros e acompanhamento técnico.

Foram destinados R$ 200 mil para projetos culturais de quaisquer segmentos ou linguagens artísticas. O prêmio destaca-se dos demais pois propõe a construção coletiva e a capacitação dos empreendedores.

Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, o curador do Prêmio Empreendedor Cultural, André Martinez, facilitou uma oficina imersiva onde os pré-selecionados colaboraram para aprimoramento das suas propostas. Após a Residência Sociocriativa, os projetos pré-selecionados voltaram para a última análise da comissão curadora juntamente com representantes da RGE Sul, empresa patrocinadora.

Foto: Everton Teixeira/ Bola Cultural

Janine Niedermeyer