Bola e Olá participam de curso para final do Prêmio Empreendedor Cultural

Janine Niedermeyer
fevereiro18/ 2017

A Bola Cultural e o Olá Jornal participam de Residência Sociocriativa para a final do prêmio Empreendedor Cultural. A oficina imersiva ocorre desde a sexta-feira, 17, e vai até domingo, 19, em Santa Maria.

A capacitação ocorre com os pré-selecionados para a terceira edição do prêmio que possui patrocínio da RGE Sul e realização da Cida Cultural. De Venâncio, foi escolhido o projeto “A Arte a Serviço na Alphorria” cadastrado através do produtor Everton Teixeira, da Bola Cultural, com a parceria do Olá Jornal.

A residência propõe o compartilhamento de conhecimento para ampliar o impacto social dos projetos. Durante os três dias, o curador do Prêmio Empreendedor Cultural, André Martinez, desenvolverá atividades de sensibilização e envolvimento do grupo, autoconhecimento, troca de experiências, escuta e reflexão sobre aspectos culturais e humanos.

Martinez é pesquisador independente, consultor, curador, filmmaker, professor e conferencista e diretor da Aprax Inovação Viva. Atuando há mais de 20 anos na economia criativa, é pioneiro no desenvolvimento de modelos de gestão para lidar com as transversalidades da cultura no contexto brasileiro.

Após esta fase, os projetos pré-selecionados voltarão para a última análise da comissão curadora juntamente com representantes da RGE Sul. No dia 7 de abril serão divulgados os projetos vencedores sendo destinados R$ 200 mil para projetos culturais de quaisquer segmentos ou linguagens artísticas.

O Prêmio Empreendedor Cultural busca estimular produtores que fazem a diferença em suas comunidades, oferecendo formação, recursos financeiros e acompanhamento técnico.

PARCERIA

Esta é a primeira vez que a Capital do Chimarrão está representada entre os finalistas, fruto da união de esforços da Bola e do Olá.

“Acreditamos no trabalho coletivo e por isso ativamos a nossa rede para realizar algo em conjunto a favor da comunidade”, explica a diretora do Olá Janine Niedermeyer.

“A riqueza da imersão que esse momento oportuniza é singular, a gente abre a mente e repensa o olhar sobre as coisas e nossa relação com o todo que nos rodeia. As pessoas, o sistema, os freios sociais e nossa própria existência!”, destaca o produtor, Everton Teixeira.

A iniciativa visa potencializar atividades da ONG Alphorria através de (Re) organização, estruturação e manutenção das oficinas já existentes (capoeira, dança afro, beleza negra, culinária afro e percussão).

O projeto também prevê a criação de material publicitário de divulgação e site institucional para atração de novos parceiros e potenciais patrocinadores, assim como a divulgação da ONG através da montagem, criação e produção de intervenção cultural. No total são 15 projetos selecionados pela Comissão Curadora.

Foto: Janine Niedermeyer/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer