Bitucas de cigarros vão virar arte em projeto regional

Olá Jornal
junho08/ 2022

Para marcar as ações de Meio Ambiente, durante a semana de reflexão sobre o tema, a JTI, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Poiato Recicla, apresentaram projeto que vai garantir a reciclagem e destinação correta do principal resíduo dos cigarros encontrados nas ruas: a bituca. A iniciativa busca garantir o descarte correto em sete pontos públicos da cidade da Oktoberfest e principal produtora de cigarros do país. Com isso, o município consegue fechar o ciclo de reaproveitamento dos resíduos gerados pela indústria cigarreira.

A iniciativa busca garantir a coleta, reciclagem e devolução do material para entidades sociais que realizarão artesanato com o material. A bituca é transformada em pasta de celulose, utilizada por artesãos na confecção de agendas, flores e peças de decoração.

“Esta cadeia de ações contribui efetivamente para o fortalecimento da economia circular, que promove o desenvolvimento econômico, priorizando insumos renováveis e recicláveis, além de proporcionar geração de renda a famílias em vulnerabilidade social”, afirma Gabriel Quiliconi, gerente de Assuntos Corporativos e Regulatórios, da JTI.

“A união JTI/Poiato Recicla nasceu da necessidade urgente de ações que promovam a sustentabilidade e proteção ambiental, além do comprometimento dos parceiros com a redução do impacto negativo causado pelo descarte inadequado dos rejeitos de cigarro ao ecossistema, reforçando o compromisso da JTI com os impactos do nosso negócio ao planeta”, completa.

O programa está sendo implementado, inicialmente, em Santa Cruz do Sul, mas também está previsto para acontecer em Santa Catarina e, a partir dos resultados, poderá ser expandido para outras cidades do País.

Mensalmente, a Poiato Recicla recolhe o material depositado nesses coletores e encaminha para tratamento e reciclagem. As bitucas ganham nova vida em blocos de notas, cadernos, arranjos de flores e demais itens de artesanato que representam oportunidade de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Este projeto é muito simbólico, será desenvolvido onde o processo do cigarro inicia e é concluído. Agora daremos a destinação correta para o resíduo da bituca, que é descartado de forma errada pelo consumidor. Juntos vamos construir uma história de inovação, que será modelo para o país,” destaca o diretor comercial da Poiato, Marcos Poiato.

Olá Jornal