Biblioteca Pública prepara sistema informatizado para empréstimos

Janine Niedermeyer
fevereiro01/ 2017

A Biblioteca Pública Municipal Caá Yari em Venâncio Aires dará um passo importante em termos de acessibilidade ao acervo e a forma de empréstimos. Ainda em 2017 a proposta é de que o espaço de leitura da comunidade oficialize a informatização de seu sistema ao público, para retirada de livros e outros materiais disponíveis.

Gestora do local, a bibliotecária Rosaria Costa afirma que a proposta vem sendo trabalhada desde 2015, quando um profissional fez a migração de dados de um antigo programa na própria biblioteca para o software livre, denominado de Biblivre, para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes.

Neste período, Rosaria explica que a equipe da biblioteca foi realizando o cadastro dos livros e no fim de 2016, também de associados. No caso dos sócios, até o momento são 1.802 nomes no sistema, envolvendo aqueles ativos, que realmente estão usando a biblioteca, de um total de 12 mil que o local já teve.

IDENTIFICAÇÃO DIGITAL
Assim como os livros, todas as carteirinhas dos associados receberão um código de barras e os fichários com anotações no papel serão encerrados. “Então, o que vai acontecer, que quem vier sem carteirinha não terá mais como levar livros. Isso já é uma forma de fazer com que as pessoas tragam suas carteirinhas”, enfatiza a bibliotecária.

Apesar de ainda não ter período estipulado para entrar em vigor, o sistema do Biblivre da biblioteca já tem 13.152 itens cadastrados, fora revistas e gibis, que não estão inclusos. Rosaria Costa explica que o orçamento municipal prevê recursos para compra de uma impressora de código de barras e um leitor, para colocar em funcionamento a proposta, mas ainda sem prazo para compra.

“O Biblivre será acessível a todos, onde o sócio com seu cadastro poderá pesquisar, renovar e entrar na lista de reservas. Tudo pela web, em um software desenvolvido por profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Biblioteca Nacional, que teve patrocínio do Itaú”.

Com o início deste sistema, a comunidade poderá pesquisar em casa o acervo da biblioteca pública, através do www.biblivre.org.br, além de ver se o livro está disponível ou emprestado no momento e até fazer a reserva. Porém, sempre com a retirada na própria biblioteca, que fica na rua Osvaldo Aranha, 515, ao lado da Secretaria de Educação e que atualmente atende das 10h às 18h.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer