Biblioteca Pública Municipal recebe acervo do cinema nacional

Janine Niedermeyer
dezembro05/ 2016

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) contemplou a Biblioteca Pública Caá Yari em Venâncio Aires com um acervo de produções brasileiras e alguns títulos internacionais. A coleção com 74 longas diferentes chegou no mês de setembro e a proposta é de que a comunidade possa usufruir do material disponível.

A denominada “Coleção Cinema Brasileiro Contemporrâneo” traz longas-metragens produzidos em 2013 e 2014, através de recursos do programa Ancine de Incentivo à Qualidade. Estes fi lmes fazem parte do patrimônio cultural brasileiro e destinam-se a exibições em bibliotecas, escolas, cineclubes, entidades
sociais, universidades, museus, associação de moradores e outras, sempre não devendo haver a cobrança de ingresso.

A Biblioteca Pública dispõe de telão e datashow, sendo que a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo possui caixa de som e notebook, que poderão ser utilizados para a realização da exibição. Escolas e instituições com interesse em reproduzir as produções podem manter contato pelo telefone 3983-1080 ou pelo e-mail pmvabiblioteca.rs.gov.br.

O repasse feito a Biblioteca traz 12 box, com média de seis filmes por caixa, com títulos como: Filmefobia, A Festa da Menina Morta, Corações Sujos, Tropicália, Lixo Extraordinário, Uma Noite em 67, Os Penetras, Xingu, Paraísos Artificiais, Nome Próprio, Diário de uma busca e Assalto ao Banco Central.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer