Biblioteca municipal Caá Yari aliada no acesso à literatura durante a pandemia

Olá Jornal
setembro10/ 2020

O esquema especial da Biblioteca Municipal Caá Yari para atender ao público durante a pandemia, tem mantido o acesso ao mundo da literatura. O espaço do Município realiza agendamento para a retirada de obras literárias. Ao longo do mês de agosto, a unidade emprestou 634 itens, a maior parte, livros de romance, juvenil e espírita.

De acordo com a Coordenadora Técnica da Biblioteca e Bibliotecária, Rosaria Costa, a comunidade tem conseguido acessar o acervo também com a nova plataforma digital. “O acesso pela internet do nosso acervo facilita a escolha das obras. Com isso, o sócio pode realizar o agendamento para retirar o material em data definida. É uma forma de manter as atividades e garantir para os interessados acesso aos livros.”

Os leitores podem consultar as obras disponíveis no acervo pelo site biblioteca.venancioaires.rs.gov.br. Atualmente a biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 20 mil títulos. “Agora não está sendo cobrada multa por não devolução. A renovação de data de devolução será feita por telefone, email e facebook,” explica Rosaria. Os materiais devolvidos pelos sócios são colocados em um baú, ou na entrada de jornais na porta principal, e ficam em quarentena de 14 dias, para só depois retornar ao acervo.

NOVAS AQUISIÇÕES
Como não está ocorrendo a cobrança de multas por atraso de devoluções, as aquisições de novas obras literárias deverão ficar comprometidas pelos próximos meses. Neste ano apenas uma compra foi realizada. Os valores arrecadados com as multas são aplicados na compra de novos livros para incluir no acervo da biblioteca municipal.

MODERNIZAÇÃO
Desde abril o espaço passa por melhorias. O principal deles é a informatização dos processos, com a identificação de títulos por código de barras. A atualização da base de dados será implantada gradativamente para que esteja concluído até o fim do ano. O sistema já conta com o cadastro de livros. Com a conclusão dos trabalhos será possível garantir o empréstimo de livros por meio de sistema eletrônico.

Olá Jornal