Biblioteca Municipal busca doações de obras literárias para o acervo

Olá Jornal
janeiro14/ 2021

A Biblioteca Municipal Caá Yari mantém as políticas de restrição do acesso em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Junto a isso, também não está ocorrendo a cobrança de multas por atraso na devolução das obras. Sem estes valores das penalidades, a renovação do acervo literário ficará mais difícil neste início de 2021. Pensando em ampliar as opções de novos livros, a coordenação do espaço está recebendo doações.

Conforme a coordenadora e bibliotecária, Rosaria Garcia Costa, algumas doações de sócios já foram realizadas. “Neste período de pandemia houve crescimento nas compras online, com isso há também mais doações. Sem recursos próprios vindos das multas por atraso na devolução fica mais difícil realizar a aquisição de novos livros para o acervo. As doações são alternativas para este período.”

As doações podem ser encaminhadas diretamente à sede da biblioteca pública. “Iremos fazer o mesmo processo dos livros que são devolvidos. Eles ficam em quarentena para depois retornarem ao acervo disponível,” explica Rosaria.

Conforme a coordenação do espaço, só serão aceitas doações de livros de literatura geral. As obras didáticas, utilizadas por escolas e cursos, não podem ser destinados ao acervo da biblioteca.

NÚMEROS
Ao longo de 2020 foram incluídos no acervo 266 novos livros, sendo 252 a partir de doação e outros 33 que foram comprados. Atualmente o acervo da biblioteca pública de Venâncio Aires conta com 7.232 obras. Neste ano foram registrados 73 novos sócios (até 23 de março).

NOVAS AÇÕES
Para 2021, entre as metas estão a conclusão do processo de informatização, qualificação do atendimento com sistema digital, continuar atividades culturais e de incentivo à leitura, aquisição de um notebook e troca das estantes danificadas.

Olá Jornal