Belchior para sempre: memórias da vida real na Feira do Livro

Olá Jornal
junho09/ 2018

O Olá Jornal traz para a 19ª Feira do Livro de Venâncio Aires um pouco da vida de Belchior por meio de bate-papo com o jornalista Dogival Duarte, que hospedou o cantor em sua casa durante um ano em Santa Cruz do Sul. A convivência é retratada em livro que está sendo escrito pelo jornalista e será lançado durante a feira, no dia 31 de agosto, às 19h45min, no Parque do Chimarrão.

Belchior morou em Santa Cruz durante quatro anos a partir da amizade com Duarte. “Um belo dia ele chegou a Santa Cruz e me acionaram, pois ele queria ir lá em casa. Marcamos um jantar e uns dias depois ele estava morando em minha casa”. O jornalista conta que ele gostava de falar sobre a vida, filosofia, os mestres do mundo como Tomás de Aqui, Santo Agostinho e os clássicos da literatura gaúcha, nacional e internacional.

Duarte está na Turquia, último local onde Belchior fez show, em busca de impressões para o livro. Em julho fará um tour pelo Nordeste e pelo centro do país buscando mais dados sobre ele. Radialista e diretor da Rádio Santa Cruz, ele possui mais cinco livros e cerca de 1,5 mil artigos publicados.

ATRAÇÕES
A 19ª Feira Municipal do Livro foi lançada oficialmente na noite da última quarta-feira, 06, na Câmara de Vereadores e reuniu diversas pessoas para assistirem apresentações culturais e refletir a importância pela leitura. Organizada pela Administração Municipal em parceria com o Sesc, a festa da literatura acontecerá em quatro dias, de 30 de agosto até 02 de setembro. Com o tema ‘Ler para Transcender’, a feira tem como patrona a escritora gaúcha Cintia Moscovich.

Estão programadas diversas atrações e convidados especiais como os escritores Claudia Tajes, Janaina Michalski, Guto Leite e Jonas Piccoli. A programação que não está completamente fechada, contará também com teatro, intervenções culturais e contação de histórias. A abertura oficial será no dia 30 de agosto, uma quinta-feira, às 19h com a presença da patrona da feira. Logo em seguida acontece a premiação do 10º Concurso Literário.

CONCURSO
Estão abertas as inscrições para o 10º Concurso Literário destinado a alunos da rede pública e privada, professores e a comunidade em geral. Dividido em categorias, neste ano o tema é o mesmo da feira. Interessados deverão entregar os poemas ou os desenhos até o dia 10 de agosto nas secretarias de Educação ou de Cultura.

Serão selecionados três textos e três desenhos de cada categoria premiados durante o evento. O primeiro colocado receberá troféu o segundo e terceiro medalhas. A comissão organizadora escolherá dez desenhos e dez textos que participação do prêmio People Choice. Os vencedores ganharão troféu.

Olá Jornal