BAT Brasil está de olho no futuro, sem perder as referências do passado

Olá Jornal
março04/ 2022

O sucesso de uma empresa se faz pela sua força de trabalho, pelas boas parcerias, mantendo sempre um olhar atento no futuro, mas sem perder de vista as experiências e aprendizados do passado.
Nos últimos anos, a BAT Brasil, passou por um intenso processo de renovação e inovação, e apesar da mudança corporativa de seu nome, continua sendo a Souza Cruz que todos conhecem: parceira, comprometida com os produtores(as) de tabaco e com a sustentabilidade da produção de tabaco.

Quando a empresa planejou certificar 100% dos produtores integrados com a Norma de Produção Integrada do Ministério da Agricultura, a PI Tabaco, provendo o selo de sustentabilidade Brasil Certificado a todo o tabaco produzido pelo Grupo, já desenhava um novo cenário de inovação para a sua cadeia produtiva.

Hoje, a cultura do tabaco está em linha com os mais altos padrões nacionais e internacionais de sustentabilidade, respeitando questões técnicas e fitossanitárias, com garantia de rastreabilidade de toda a produção. Os produtores integrados estão tendo a oportunidade de aprimorar essas práticas no dia a dia, incrementando ainda mais a sustentabilidade de sua produção. O tabaco brasileiro, mais uma vez, é referência internacional em sustentabilidade.

O modelo de parceria com produtores integrados é referência nacional no agronegócio e na agricultura familiar. A companhia possui há quase um século uma relação estreita com os produtores rurais responsáveis pelo plantio do tabaco presente em seus produtos. A proximidade se dá não apenas para garantir a alta qualidade da matéria-prima, mas também para promover o desenvolvimento e a prosperidade de toda a cadeia produtiva no campo.

“A BAT tem um forte compromisso com a agenda ESG e com os produtores parceiros, permitindo que a produção de tabaco seja cada vez mais competitiva, seguindo normativas técnicas e melhores práticas agrícolas sustentáveis, além de ser aderente às demandas do mercado global, garantindo rastreabilidade do produto e mais prosperidade ao nosso Sistema Integrado”, explicou Paulo Favero, Gerente Regional de Produção Agrícola da BAT Brasil.

PI TABACO
A Produção Integrada do Tabaco – PI Tabaco surgiu da adesão do Sinditabaco e de empresas afiliadas ao projeto de Produção Integrada de Produtos desenvolvido pelo Governo Federal para diversas culturas. Além do MAPA e do Inmetro, o programa conta com a participação da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e de uma certificadora independente, o Instituto Certifica, que auditou todas as etapas pelas quais o tabaco passa.

Os desafios trazidos pela pandemia da Covid 19 nos últimos anos também exigiram da BAT Brasil ações de inovação e projetos de qualificação dos produtores que vêm sendo implantados, entre eles o aplicativo Farmer BAT e Farmer Crop, que está permitindo o avanço das tecnologias em campo e viabilizando ao produtor integrado acompanhar o andamento da comercialização da safra remotamente, sem a necessidade de sair de sua propriedade. Dinâmico e de fácil acesso, o aplicativo foi pioneiro no mercado.

“A nossa principal preocupação é com a qualidade de vida dos produtores integrados. Por isso, implementamos esta alternativa pioneira para o acompanhamento da comercialização de tabaco através do aplicativo, sem precisar sair de casa, garantindo segurança e comodidade dos agricultores”, declara Juliana Marinho, Gerente de Operações e Supply Chain de Tabaco da BAT Brasil.

Além do acompanhamento da compra, a solução também proporciona aos produtores uma importante funcionalidade: o agendamento de transporte dos fardos que pode ser feito online via app. Com isso, o próprio agricultor consegue agendar a logística do tabaco programando o dia e horário que melhor se adequa a sua realidade, tudo via aplicativo, sem precisar fazer qualquer ligação telefônica.

CRÉDITO: AI BAT BRASIL

Olá Jornal