BAT Brasil é destaque na utilização de técnicas agrícolas para manter a qualidade e saúde do solo

Olá Jornal
dezembro02/ 2020

As variações climáticas que o Sul do país vem enfrentando, principalmente com a chegada do fenômeno La Niña no meio deste ano, se tornaram um desafio para os produtores agrícolas. Diante disso, a BAT Brasil, se propôs a desenvolver e a incentivar o uso de técnicas capazes de auxiliar os produtores durante a estiagem ou mesmo em períodos de fortes chuvas. E, no Dia Mundial do Solo, a empresa apresenta algumas das alternativas que têm trazido bons resultados. 

Recentemente reconhecida pela Embrapa como prática conservacionista, o Camalhão Alto de Base Larga é umas das principais técnicas quando o assunto é variação climática. Além de evitar erosão e o encharcamento por excesso de chuvas, a técnica agrícola também tem bom desempenho na retenção da umidade do solo e redução do impacto das altas temperaturas.  

“Temos observado bons resultados com os produtores que fazem uso da técnica nas suas propriedades. Mesmo diante de variações climáticas intensas, com excesso de chuvas ou em períodos de estiagem, o Camalhão Alto de Base Larga pode garantir aumento de até 20% na produtividade”, declara Paulo Favero, Gerente Regional de Produção Agrícola da BAT Brasil.  

Além da técnica, a empresa também incentiva o uso de outras alternativas de manutenção da saúde do solo, como a utilização de adubação verde e orgânica, canteiro padrão e a fertirrigação. Esta última, desenvolvida pela equipe de pesquisadores da BAT Brasil, garante a irrigação do solo e a fertilização da cultura, especialmente nas regiões onde o déficit hídrico é ainda maior.  

Importante destacar que a água utilizada para a fertirrigação rege princípios conservacionistas e o local de captação, como o açude, é preparado e segue os princípios legais de outorga da água para essa finalidade. Na maioria dos casos, os açudes que são utilizados são preparados para o aproveitamento da água das chuvas, sendo esse por captação natural ou por meio de recolhimento da água através de calhas instaladas nos telhados da propriedade. Desta forma, o produtor consegue evitar possíveis danos à produção em períodos de estiagem, garantindo a eficiência produtiva da planta e assegurando a qualidade do tabaco.  

Sobre a BAT Brasil 

Empresa centenária no Brasil, a Souza Cruz passou por um grande acontecimento em 2020. Com novo nome, somos agora BAT Brasil – uma mudança que reflete a força da empresa no mercado internacional, afinal, a qualidade do tabaco produzido aqui está presente não apenas em todo o país, mas também no mundo, por meio de marcas globais como Dunhill, Kent e Rothmans. Por isso, decidiu adotar um nome global, mas a cultura que faz desta empresa uma das melhores para se trabalhar continuará a mesma por muitos anos. Está em linha com as transformações do Grupo BAT, que prioriza a diversidade, a sustentabilidade e a proximidade com o cliente, atendendo suas necessidades e inspirando a sociedade. No Brasil, está presente em todos os estados, com cerca de 5 mil colaboradores diretos e 3 mil sazonais, indo de uma ponta da cadeia à outra – em uma parceria de mais de 100 anos com os produtores integrados, que plantam e colhem nossa matéria prima.

O tabaco passa pelas duas usinas no sul do país, segue para a fábrica em Minas Gerais para se transformar em produto final, que é distribuído em 200 mil pontos de venda diretamente. Cada engrenagem desse sistema é movida por pessoas: o maior ativo da empresa. Esses talentos são responsáveis pelo sucesso e, por isso, priorizam o desenvolvimento de cada um deles sendo há nove anos certificados pelo Instituto Top Employers como uma das melhores empregadoras do país. 

Olá Jornal