Banco da Família e prefeitura de Passo do Sobrado unem forças em projeto habitacional

Olá Jornal
agosto20/ 2021

A agricultora Angelita Linhares vai realizar, aos 50 anos de idade, o sonho de trocar o aluguel por uma casa própria. Ela é a primeira beneficiada pela parceria entre o Banco da Família e a prefeitura de Passo do Sobrado (RS). A ação tem a meta de garantir a construção de pelo menos mais 39 moradias no Loteamento Tamandaré.

“Sair do aluguel é um sonho virando realidade”, comenta Angelita, que também trabalha como cuidadora de idosos e faxineira. Ela vai morar com o marido, Antonio Lopes da Silva, e os filhos Gabriel, 16 anos, e Guilherme, 20 anos, na nova residência. Outra vantagem para eles, que atualmente vivem no interior do município, será deixar de caminhar uma hora, todos os dias, para chegar à área central da cidade de cerca de seis mil habitantes.

Angelita conta que a nova casa já está sendo construída por seus irmãos nas sextas-feiras e sábados e sua expectativa é fazer a mudança no próximo mês de setembro. Segundo ela, isso só está sendo possível porque a prefeitura doou 50 terrenos para pessoas cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social e porque o Banco da Família assegurou um financiamento acessível.

O prefeito Edgar Thiesen explica que vê na parceria uma grande oportunidade de transformação para que outros moradores realizem também o sonho de ter uma casa própria, assegurando uma melhor condição de vida, com tudo regularizado, incluindo fossa séptica e energia elétrica. O apoio do Banco da Família, avalia ele, foi fundamental, pois os moradores “não conseguem atender às exigências de financiamento nos bancos comerciais”.

Dez inscritos no programa criado pela prefeitura já tinham iniciado as obras por conta própria. Além de Angelita, outros 39 grupos familiares podem aproveitar a oportunidade. Todos têm um prazo de dois anos para erguer as edificações.

De acordo com Isabel Baggio, presidente do Banco da Família, a ação também vai incentivar a economia da cidade “por meio da mão de obra da própria comunidade e também com a compra de materiais de construção”. Assim, o dinheiro vai circular e permanecer em Passo do Sobrado, garantindo a manutenção de muitos empregos, algo fundamental principalmente em tempos de pandemia. Além de oferecer financiamento mais acessível, ajudar na promoção da economia das cidades onde atuamos também é um objetivo nosso”, comenta.

As famílias contempladas também podem escolher entre três modelos de plantas que foram elaboradas gratuitamente pelo setor de Planejamento da prefeitura. Para o prefeito e a presidente da instituição, a parceria representa ainda um avanço na questão de saúde, já que as residências terão saneamento básico funcionando. “Mais moradores tendo qualidade de vida é menos gente doente”, cita Thiesen. “E com a urbanização do loteamento, é mais uma parte da cidade que ganha também na questão da segurança pública”, conclui Isabel.

Sobre o Banco da Família

Fundado em 1998 como um movimento da Associação Empresarial de Lages (SC), o Banco da Família surgiu em um momento de depressão econômica da região e, desde então, mantém como propósito impulsionar negócios de micro ou pequeno porte. Adotando um modelo enxuto e sustentável, ganhou musculatura ao atrair novos parceiros e implementar a diversificação de produtos ao longo dos últimos 23 anos. A instituição tem clientes em 172 cidades dos três estados do Sul e é, segundo a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred), a maior instituição de microfinanças do Sul do Brasil. Em sua história de duas décadas já concedeu mais de R$ 1 bilhão em crédito em cerca de 400 mil operações que impactaram mais de 1,3 milhão de pessoas.

CRÉDITO: AI Banco da Família

Olá Jornal