Baile que irá eleger a nova corte do carnaval municipal contará com novidades

Olá Jornal
janeiro08/ 2019

O novo trio que substituirá a Corte do Carnaval Municipal 2018, formada pela rainha Thais Pereira Acosta e pelas princesas Sandriele da Silva Soares Hammes e Évelin Fabiane Pacheco Heller será conhecido no dia 09 de fevereiro partir das 22h, no ginásio Santa Rita de Cássia, do Bairro Gressler.

O evento que terá cerca de oito candidatas, neste ano trará novidades, isso porque, pela primeira vez, o Baile da Escolha será realizado em torno de uma temática: “Das Origens do Carnaval a Paixão e Tradição da Terra do Chimarrão”.

A vice- presidente da Liga das Escolas de Samba de Venâncio Aires (Lisva), Jaqueline Gonçalves dos Santos, explica que o tema buscará representar diversas etnias presentes no município. “Houve a necessidade de desmitificar a imagem negativa do carnaval, e o tema escolhido neste ano, irá auxiliar neste processo e mostrar também que as comemorações carnavalescas podem ser algo positivo para a sociedade”.

As etnias que serão apresentadas pelas candidatas na noite da escolha foram escolhidas através de pessoas que possuem uma atuação e uma representação significativa na comunidade venâncio-airense. “Será uma forma de homenagear àqueles que nos representam”, justifica Jaqueline.

O tema do Baile da Escolha que será realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e a Lisva, foi desenvolvido através de um trabalho de pesquisa entre Jaqueline, Karina Lopes e Clara Lopes.

HOMENAGEADOS

Alemães: Jairo Bencke

Italiano: Joice Batistti

Indígena: Rodrigo Baracy

Árabe: Claudia Hamid

Negros: Sergio Rosa

Japonês: Mitsuo Okajima

Português: Carla Inês Schwaickhardt

Senegalês: Cherif Toure

APRESNETAÇÃO

As candidatas que concorrerão aos títulos de rainha e princesas seão apresentadas oficialmente para a comunidade venâncio-airense no dia 17 de janeiro, nas dependências do Barão Bar e Prosa com início previsto para as 19h30min.

INSCRIÇÕES

A ficha de inscrição e o Termo de Responsabilidade estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e também na Secretaria de Cultura e Esportes. (https://www.venancioaires.rs.gov.br/governo/005-cultura-e-esportes/paginas/070-escolha-da-corte-do-carnaval-2019)

Ambos deverão ser entregues devidamente assinados, juntamente com uma foto da candidata até dia 10 de janeiro de 2019 na Secretaria de Cultura e Esportes, podendo ainda a foto ser enviada para o e-mail [email protected].

AVALIAÇÃO

As candidatas serão avaliadas em 5 quesitos:

  • Samba no pé;
  • Comunicação;
  • Beleza;
  • Simpatia;
  • Desenvoltura

As notas serão de 5 a 10 em cada quesito.

As torcidas serão avaliadas em 2 quesitos:

  • Agito;
  • Criatividade.

– As notas serão de 5 a 10 em cada quesito, mantendo o uso de balões, faixas, grito, apitos e cornetas. Não será permitido instrumentos de sopros, tambores e artefatos de fogo. A torcida que infringir a regra será desclassificada.

Confira o regulamento completo: https://www.venancioaires.rs.gov.br/arq/paginas/pg-1544466675083740900.pdf

 

Olá Jornal