Avanços no Projeto de Reformulação do Largo do Chimarrão

Olá Jornal
junho27/ 2019

O segundo encontro com o grupo de comerciantes e empresários do calçadão para o Projeto de Reformulação do Largo do Chimarrão ocorreu nesta terça-feira, 25, no final da tarde, na sala de reuniões do Gabinete da Prefeitura. Além do Prefeito Giovane Wickert, do Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP), Renato Gollmann, do Secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner e da Assessora da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Simone Becker, participaram também da reunião 14 empresários dos vários segmentos comerciais contidos no trecho a partir da Rua Jacob Becker até a Rua General Osório incluso no projeto.

Dentre os vários pontos contextualizados, as alterações sugeridas pelos comerciantes no projeto arquitetônico apresentado na primeira reunião, foi aprovado pelo grande grupo presente. O corte das 22 Tipuanas será realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP) com possível parceria do Corpo de Bombeiros. A partir desta ação e retiradas das raízes das árvores na extensão da calçada, será realizada uma avaliação dos ramais hídricos de escoação pluvial e também uma possível atualização destes sistemas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Outro ponto alinhado será a colocação de canos para espera de rede lógica e fiação elétrica terrestre para no futuro eliminar a fiação existente nos postes de luz, hoje carregados de fios e cabos.

Todo o processo ficará dentro das diretrizes do Programa Adote essa Ideia, onde todos os empresários e comerciantes deverão assinar um termo concordando com a reformulação, onde o Município participará com 1/3 dos investimentos e o comércio, responsável também pela contratação da empresa que fará a obra nas calçadas, ficará com 2/3 dos investimentos.

A partir destes alinhamentos e orçamentos já apresentados, pequenos detalhes ficam pendentes de ajustes para o início das obras, havendo uma nova oportunidade de encontro entre os comerciantes e Prefeitura, ainda com data a ser definida. Toda essa reformulação traz consigo uma ótima oportunidade de valorização e renascimento de um espaço conhecido pela comunidade e que hoje, aos poucos, está esquecido.

Arborização até a Rua Reinaldo Schmaedecke

Um projeto de arborização idealizado pela Loja Armin Empreendimentos LTDA. foi aprovado pelo Prefeito Giovane Wickert e licenciado pela Secretaria de Meio Ambiente, através do Secretário Clóvis Schwertner que visa à supressão de 18 árvores de variadas espécies e o replantio de 25 mudas da espécie Guabiju.

De acordo com a empresa requerente a proposta visa revitalizar o trecho definido que compreende a extensão da Rua Osvaldo Aranha a partir da Rua General Osório até a Rua Reinaldo Schmaedecke pensando na melhora do passeio público e modernização paisagística. O corte das árvores será realizado pelas equipes de trabalho da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP) e o replantio com a empresa, vistoriado pela Secretaria de Meio Ambiente.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

 

Olá Jornal