Avança ações para formar a Secretaria de Segurança Pública e novos financiamentos

Olá Jornal
novembro22/ 2018

Para 2019 o Governo Municipal prepara a criação da Secretaria Municipal da Segurança Pública. Buscando garantir o novo órgão no Município, uma comissão foi formada para detalhar os encaminhamentos. O trabalho é liderado pelo coordenador do Departamento de Trânsito, Dário Martins e a coordenadora da Central de Projetos, Marilini Petry. O principal desafio é a busca por recursos para formalizar a nova pasta, além de criar a Guarda Municipal, que vai se aliar na segurança dos espaços públicos.

Nesta segunda-feira, 20, os representantes do comissão que discute o novo órgão municipal, estiveram reunidos com o Tenente Brasil e Clóvis Pereira, representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Na pauta dos debates esteve a contratação de um financiamento junto ao Badesul, que pode alcançar R$ 2 milhões para a compra de equipamentos, veículos e mobiliário para equipar a nova pasta municipal.

Segundo a responsável pela Central de Projetos, a expectativa é de garantir o novo empréstimo para o setor até o mês de fevereiro. “A documentação com a lista de materiais que serão adquiridos com os recursos foi entregue ao banco de fomento. Já foi aprovado pela secretaria estadual, após análise do banco poderemos inciar o processo de compra destes materiais. Como há troca do governo, mas o projeto seguirá, acreditamos que tudo estará concluído até fevereiro,” explica Marilini.

NOVAS CÂMERAS
Na agenda no Governo do Estado também esteve a aplicação de recursos da emenda de bancada do Rio Grande do Sul, que será aplicada no cercamento eletrônico. Os equipamentos de videomonitoramento devem ser instalados em 2019. No total, em Venâncio Aires, serão implantadas seis novas câmeras de vigilância, além de 11 equipamentos para identificação de veículos, que serão implantados nas entradas e saídas da cidade. O objetivo do Estado é de aprimorar as ferramentas que auxiliam os órgãos de segurança, com o uso de novas tecnologias. A Capital do Chimarrão conta atualmente com 20 câmeras de videomonitoramento.

Olá Jornal