Autoridades confirmam 71 mortos e 6 sobreviventes em voo da Chapecoense

Janine Niedermeyer
novembro29/ 2016

Atualizado às 10h, de quarta-feira, 30 de novembro!

A Defesa Civil de Medellín, na Colômbia, confirmou à Rádio Caracol que o avião da empresa LAMIA Airlines, de matrícula CP2933, que transportava os jogadores da Chapecoense para a cidade, sofreu um acidente antes do pouso no aeroporto José Maria Córdoba, às 22h15, no horário da Colômbia, 1h15, horário de Brasília.

Autoridades colombianas informam número de seis sobreviventes e 71 mortos na tragédia em Antioquia, na Colômbia. Havia 81 pessoas na aeronave, das quais 72 eram passageiros e as outras nove, tripulantes.

O zagueiro Neto, o lateral Alan Ruschel e o goleiro Follmann estão entre os sobreviventes, sendo que Follmann teve uma perna amputada. Os outros três que escaparam vivos da tragédia são o jornalista Rafael Henzel e dois integrantes da tripulação: Ximena Suárez e Erwin Tumiri. O goleiro Danilo chegou a ser resgatado com vida, mas de acordo com informações do SporTV, não resistiu.

cadu_venancio

O voo tinha a presença do venâncio-airense Cadu Gaúcho como era conhecido Eduardo Luís Preuss (foto acima). Já tendo sido atleta da própria Chapecoense, desde 2010 ele era dirigente do clube. No mesmo ano, fez um curso de treinador. Mas foi como dirigente que ajudou a montar a trajetória de um clube que saiu da Série D para a elite do futebol nacional e agora estava entre os dois melhores da Copa Sul-Americana.

A Chapecoense viajava a Medellín, onde disputaria a final da Copa Sul-Americana amanhã contra o Atlético Nacional. O avião se chocou com o solo em uma região montanhosa na cidade de La Union.

A delegação da equipe catarinense tinha 48 integrantes, além de dois convidados e 21 jornalistas. O grupo embarcou em Guarulhos e fez escala em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Lá, seguiu num voo fretado da empresa Lumia. Por volta das 22h15 (hora local), o avião sumiu dos radares.

CANCELADA DECISÃO

Em nota publicada no site oficial da instituição, a Conmebol lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade à equipe brasileira. A entidade suspendeu todas as atividades. O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, está a caminho de Medelín.

A Conmebol anunciou a suspensão da decisão da Copa Sul-Americana, que teria o primeiro jogo disputado nesta quarta-feira (30).

Fotos: Reuters e Agência RBS TV

Janine Niedermeyer