Autoridades buscam manutenção da EJA Ensino Médio na Escola Monte das Tabocas

Olá Jornal
abril06/ 2021

A vice-prefeita Izaura Landim e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires, Tiago Quintana, estiveram em audiência nesta segunda-feira, 05, com o coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, em Santa Cruz do Sul. Em pauta esteve a falta de informações sobre novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio em Venâncio Aires. A modalidade, que acontece anualmente na Escola Estadual Monte das Tabocas, corria o risco de fechamento, deixando centenas de jovens sem a possibilidade de conclusão dos estudos. A Prefeitura já mantém a EJA para Ensino Fundamental com aproximadamente 120 alunos matriculados na Escola Dois Irmãos, do bairro Aviação.

De acordo com o vereador Tiago Quintana (PDT), a audiência buscava esclarecimentos sobre a falta de novas matrículas. “Nossa preocupação era que a modalidade sessasse de vez no município, impedindo que alunos que fazem hoje a EJA Fundamental pudessem concluir o Ensino Médio”, explica o vereador.

O coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, tranquilizou as autoridades locais, garantindo que o atraso em novas turmas se dá por razões diversas, mas que não haverá o encerramento da modalidade em Venâncio Aires. A expectativa é de retorno de matrículas no segundo semestre de 2021.

A vice-prefeita Izaura Landim completou dizendo da importância da modalidade EJA para a educação de adultos que, por alguma razão, não conseguiram completar sua escolaridade no tempo certo. “São muitas as razões que fazem uma pessoa deixar a escola. Como governo, devemos oportunizar esse retorno e a modalidade EJA é uma forma que já incluiu milhares de alunos ao longo da sua história. Não podemos perder isso”, finalizou.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal