Aumento de 7,76% nos ônibus intermunicipais entra em vigor nesta segunda

Guilherme Siebeneichler
outubro14/ 2017

A partir de segunda-feira, o valor da passagem dos ônibus intermunicipais de longo curso sobe 7,76% no Rio Grande do Sul. A medida atinge 284 linhas – cerca de 16% do total –, segundo a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). O reajuste vale para viagens rumo a cidades de fora da região Metropolitana. Em média, são considerados de longo curso os itinerários de 200 quilômetros de distância em diante.

O reajuste tarifário já havia sido publicado no Diário Oficial do Estado, em 6 de outubro. O aumento recebeu aval do Conselho Superior da Agência. Conforme o presidente da Agergs, Alcebíades Santini, o mês do reajuste às empresas é junho e o índice ficou acima da inflação pelo fato de não ter sido aplicado à época. A defasagem dos quatro meses e meio gerou o índice adicional de 2,91% (acrescentado ao reajuste original, de 4,85%), denominado pelo presidente da Agergs de “recuperação temporal”.

Cobrança indevida gera novas tabelas a partir de novembro

O aumento ocorre em meio à confirmação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), de que vai acatar a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para cessar a cobrança indevida a passageiros que não são usuários de estação rodoviária. O Daer detalha que serão implementadas duas tabelas até novembro: uma cobrando as passagens com embarque em estações e a outra com desconto de 11% para os usuários que utilizem paradas ao longo do trajeto. Viagens feitas de forma direta, semi-direta e executiva permanecerão taxadas, enquanto os usuários das linhas da categoria comum deixarão de pagar a alíquota se embarcarem fora de uma rodoviária.

Guilherme Siebeneichler