Aula de Cidadania: Poder executivo empossa Gestores Mirins

Olá Jornal
novembro26/ 2018

Esta será uma semana diferente pelos corredores da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires. Alunos do 6º ao 9º ano das redes escolares participam da segunda edição do Programa Prefeitura Mirim, projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação em parceria com o Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Educação. Hoje, 26, os 14 estudantes foram empossados em uma solenidade que reuniu autoridades, as famílias e a comunidade escolar na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito Giovane Wickert.

O dia começou com reunião entre os gestores mirins que foram escolhidos pelo voto popular. Lucas Konig, de 14 anos, é o Prefeito eleito com mais de 66 mil votos no processo. Arthur Ferreira, de 12 anos, será esta semana o vice-prefeito eleito com mais de 46 mil votos. A participação popular no site da Prefeitura nos 15 dias de votação online superou a marca de 184 mil votos. Juntos, os Gestores escolheram quais Secretarias serão lideradas pelos outros 12 estudantes que participaram do projeto e ficaram nas demais colocações. Depois da reunião, os estudantes foram apresentados aos Gestores titulares e empossados pelo Prefeito.

No discurso de posse, Ferreira disse que acredita que a semana será de extremo aprendizado e emocionou a plateia ao citar Esopo, filósofo grego. “Apesar de sermos crianças e adolescentes temos grandes responsabilidades, em casa, na escola e na comunidade. Política é a arte de negociar, os interesses da sociedade. Todos nós somos políticos, tanto quem elege quanto quem é eleito. Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar”. Celso Kramer, o Vice-Prefeito de Venâncio Aires destacou a importância do Projeto ao destacar o aprendizado que os estudantes terão e poderão levar para suas comunidades.

O Prefeito Mirim destacou a honra em poder estar Gestor nesta semana. Konig destacou que desde que entrou no Programa fez campanha entre os colegas e com a comunidade em que mora para saber o que eles achavam e colheu informações para o trabalho desta semana. “Me chamou muita atenção que em todas as conversas reivindicam melhorias que beneficiam toda a sociedade. Tenho apenas 14 anos mas sei que tenho muito a aprender mas esta experiência já está me ajudando muito a crescer pois hoje já olho para as demais pessoas pensando em como posso fazer para ajudar. Estou ansioso, tenho certeza que será uma experiência incrível. Deixaremos nossa marca na história do Município e levaremos muitas conosco em nossas memórias. Quem sabe um de nós não será no futuro o Prefeito da nossa cidade”.

Wickert encerrou a solenidade ressaltando a mobilização que o Prefeitura Mirim gera na sociedade. “Ficamos muito feliz com o envolvimento e com o empoderamento das pessoas que oportuniza cidadania, através do trabalho nas escolas, criando uma motivação e este debate. Esta semana será muito rica de participação de aprendizado. Na vida muitas vezes o que falta é oportunidade e está é uma chance de fazermos a diferença e termos uma comunidade mais ativa e mais participativa nas questões comuns”.

Amanhã, os gestores mirins retornam para a Prefeitura e participarão de diversas atividades em suas Secretarias. Pela manhã eles cumprem agenda no recebimento de obra da pista atlética do Parcão. O programa finaliza na próxima sexta-feira, 30, depois da participação deles no atendimento à comunidade no Gabinete de Portas Abertas.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal