Audiência pública vai debater implantação de guarda municipal em Venâncio Aires

Olá Jornal
julho16/ 2022

A criação da Guarda Municipal em Venâncio Aires vai pautar audiência pública ainda em agosto. A formação de um grupo de apoio às forças de segurança é defendida pelo Governo Municipal. Entretanto, o assunto já tem pautado debates na Câmara de Vereadores, em especial pelos custos para formalização do departamento. A guarda municipal busca realizar a segurança e monitoramento de espaços públicos que são de responsabilidade das prefeituras. A audiência com a comunidade, para ouvir empresários e lideranças, é proposta pelos vereadores Elígio Weschenfelder (PSB) e Ezequiel Stahl (PTB).

Para Stahl, a criação deste novo departamento além dos custos, também poderá reduzir investimentos do Estado na área. “O Município estará assumindo um compromisso que é do Estado. A preocupação atual é com os custos destas contratações. Vejo com preocupação o que pode acarretar esse projeto, e a comunidade que vai pagar a conta, precisa ser ouvida.”

No mesmo sentido, Weschenfelder, popular Muchila, afirma que serão convidados representantes do Governo Municipal e da sociedade venâncio-airense, para participar do debate. “A audiência busca ampliar este debate e projetar o impacto financeiro do projeto para os cofres públicos.”

Ainda na sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 11, o líder de governo, Gerson Ruppenthal (PDT), defendeu a iniciativa, destacando a importância para o setor de segurança pública. ”Precisamos ter uma Guarda Municipal porque não temos efetivo suficiente no município. A Guarda pode fazer rondas no interior e ajudar na segurança. Não será criada se não tiver recursos.”

O assunto ainda deve ser ampliado e está em construção no Executivo Municipal. Se aprovado, um concurso público poderá ser convocado para preenchimento das vagas.

Olá Jornal