Audiência Pública sobre a Penitenciária é nesta sexta-feira

Janine Niedermeyer
março09/ 2017

Com o objetivo de reunir comunidade e autoridades ligadas a segurança pública, será realizada na tarde desta sexta-feira, 10, na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, de Estância Nova, uma audiência pública.

O encontro proposto pelo vereador Ezequiel Stahl (PTB), a partir das 14h, tem como pauta os problemas que vem sendo causados pela Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (PEVA). Os transtornos causados à comunidade vem desde a inauguração da unidade prisional em setembro de 2014.

O excesso de produção e alto custo com o descarte do lixo, assim como o esgoto que corre a céu aberto, provenientes da casa prisional são alguns dos pontos que serão abordados durante a tarde.
Para o encontro, diversas autoridades municipais e estaduais foram convidadas.

Confirmaram presença a capitã da 3ª Companhia da Brigada Militar, Sheila Gaira; o gerente local da Corsan, Ilmor Dörr; o juiz da Vara de Execuções Criminais do Fórum de Venâncio, João Francisco Goulart Borges; o secretário municipal doMeio Ambiente, Clóvis Schwertner; o diretor da Peva, Cláudio Augusto Limberger e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Representantes da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Venâncio Aires; da Ordem dos Advogados do Brasil no estado (OAB/RS); e da secretaria estadual do Meio Ambiente também devem estar presentes no evento.

A audiência está sendo organizada e será mediada pela Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos (CAMOS) da Câmara de Vereadores, presidida pela vereadora Sandra Helena Wagner (PSB), vice-presidente vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) e membro Clécio Espíndola (PTB).

Fonte: Vanessa Behling/AI Câmara de Vereadores

Janine Niedermeyer