Audiência Pública gera melhorias no sistema rotativo em Venâncio

Janine Niedermeyer
abril11/ 2017

“Achar alternativas e melhorar o serviço, ao invés de extinguir ele”. Esse foi o propósito da vereadora Sandra Wagner (PSB) quando, em março, protocolou pedido de audiência pública para discutir, ouvir a comunidade e trazer melhorias ao sistema de estacionamento rotativo de Venâncio Aires.

Menos de um mês após o debate, na última segunda-feira, 10, o Coordenador Regional da empresa responsável pela cobrança, Vinícius de Macedo, encaminhou ao município um documento oficializando a primeira ação: a partir de agora, é possível adquirir tempo e realizar o pagamento apenas digitando a placa do veículo no equipamento, sem a necessidade de voltar ao automóvel para colocar o comprovante.

Apesar de já estar funcionando, a mudança ocorre integralmente a partir do próximo dia 15, como estão orientando os funcionários que trabalham na fiscalização do sistema. Para os usuários que possuem dúvidas sobre o novo recurso de utilização, é possível solicitar auxílio de todos os fiscais, devidamente instruídos a orientar a população sobre o funcionamento dos parquímetros.

Conforme ofício encaminhado pelo Coordenador Regional da Rek Parking, além da instrução repassada aos monitores, cada máquina possuirá um adesivo de informações, com um “passo-a-passo simples e explicativo”, também a partir da próxima semana.

Para a vereadora Sandra, a medida é muito positiva para toda a população, uma vez que as dúvidas acerca do funcionamento e utilização são recorrentes e acabam gerando revolta nos motoristas.

“Além de dar essa possibilidade de adquirir tempo digitando a placa do veículo, é muito importante orientar os motoristas. Muitas pessoas acabam sendo notificadas porque não sabem bem como o parquímetro funciona”, relatou.

Para a proponente da discussão sobre o tema, a movimentação para achar alternativas deve continuar. “Nós queremos melhorar o sistema. A ideia do rotativo é justamente abrir mais possibilidades de vagas no centro e não punir a população com altos valores”, enfatizou.

Além deste novo recurso, durante a Audiência Pública do dia 16 de março, a Vereadora Sandra Wagner e o Vereador Ezequiel Stahl (PTB) sugeriram que o prazo para pagamento da notificação, no valor de R$ 14,00, fosse alterado de 24 para 72 horas, dando mais limite para o motorista que não adquirir tempo nos parquímetros.

A sugestão foi encaminhada ao Poder Executivo como indicação do vereador Ezequiel Stahl e aguarda decreto de alteração por parte do prefeito Giovane Wickert.

Fonte e foto: Fernando Uhlmann/ AI vereadora Sandra Wagner

Janine Niedermeyer