Audiência pública debate preço do tabaco e produtores sugerem criação de comissão para fiscalizar compra

Guilherme Siebeneichler
março23/ 2017

A 17ª Expoagro Afubra sediou nesta quinta-feira, 23, audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa para discutir o preço pago pelo tabaco na atual safra, além da classificação do produto. Esta não é a primeira vez que a feira sedia discussão do tipo. Nesta safra a comercialização do fumo está mais rigorosa sobre a qualidade, com a expectativa de maior volume produzido. Além disso, o preço no ano passado foi melhor, em virtude da quebra de safra, por conta do granizo registrado no Rio Grande do Sul.

Integram o debate, os deputados estaduais, Adolfo Brito (PP), Edson Brum (PMDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Marcelo Moraes (PTB), Elton Weber (PSB) e Pedro Pereira (PSDB). Participaram ainda, Heitor Schuch (PSB), representando a Câmara Federal, Iro Schünke, presidente do Sinditabaco, Benício Werner, presidente da Afubra e o Roberto Schroeder, Superintendente do Ministério da Agricultura do Rio Grande do Sul.

Durante as manifestações, Moraes, proponente da audiência, salientou a necessidade de debate sobre o preço pago pelo tabaco produzido na atual safra. Salientou ainda o descontentamento dos agricultores da região. “Os deputados reconhecem a importância da produção, da cadeia produtiva e da remuneração aos pequenos produtores.”

Membros de sindicatos e entidades representativas dos agricultores, criticaram a falta de diálogo com o setor industrial. “Estamos buscando uma negociação razoável para a comercialização do tabaco. Quando sobra produto, quem paga é o produtor,” destacou o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) Nestor Bonfanti.

Em resposta as reivindicações, Schünke, representando a indústria, salientou que o diálogo e negociação do preço precisam ser mantidos. Ele sugeriu também a criação de comissões entre sindicatos e produtores para conversas diretas com as empresas. “É preciso um contato mais e mais próximo, com o objetivo de conhecer as demandas do mercado.” O dirigente lembra que no ano passado houve um supervalorização do tabaco, por conta da oferta mais baixa.

De Venâncio Aires, participaram da audiência pública, o vice-prefeito, Celso Krämer (PTB) e a vereadora Sandra Wagner (PSB). A proposta apresentada pelo venâncio-airense é de criação de um grupo entre deputados e representantes de entidades para acompanhar a compra do fumo, nas indústrias. “Eu sinto na carne o descontentamento do produtor. Deputados, formem um comissão e visitem as empresas no ato da compra, para averiguar a situação que os agricultores enfrentam, especialmente na classificação.”

RESULTADOS

De efetivo, a partir das discussões, a Comissão de Agricultura, presidida por Brito, irá fomentar a criação de uma comissão para discutir a partir de outubro a comercialização da próxima safra. A Afubra também pretende retomar as negociações do preço do tabaco diretamente com o Sinditabaco, estipulando um preço mínimo. Werner também cobrou a divulgação de informações sobre o mercado consumidor de forma antecipada, pelas direções empresariais.

FOTO: Guilherme Siebeneichler

Guilherme Siebeneichler