Audiência discute circulação de veículos de tração animal na zona urbana

Janine Niedermeyer
abril11/ 2017

A circulação dos veículos de tração animal (VTAs) na zona urbana do distrito sede de Venâncio Aires estará em discussão nesta quarta-feira, 12, às 19h, no Plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores.

A audiência pública proposta pela vereadora Tata Haussen Oliveira (REDE Sustentabilidade) visa apontar soluções para os problemas que envolvem a circulação deste tipo de veículo, sobretudo os maus-tratos e transtornos gerados no trânsito do Centro.

A expectativa é de um debate propositivo com a participação da comunidade, uma vez que o poder público tem sido cobrado sobre o tema em função de recorrentes casos de abandono e maus-tratos, que serão apresentados na reunião através de integrantes da Associação Amigo Bicho, entidade parceira na elaboração de uma proposta de regramento para a circulação dos VTAs.

“O atual estágio de evolução da sociedade somado à nova paisagem urbana não permitem a inexistência de regras para o uso desses animais atrelados a veículos. Como toda forma de vida, os animais usados para tração merecem ser respeitados e não escravizados, sem receber os cuidados adequados”, argumenta a vereadora Tata.

A parlamentar propõe que a circulação dos VTAs na zona urbana fique condicionada à necessidade de um cadastramento e comprovação da aptidão dos animais para utilização como força de tração de veículos, entre outras regras que visam o seu bem-estar. A proposta também prevê a proibição da circulação deste tipo de veículo no bairro Centro após um prazo de adaptação de dois anos.

PRESENÇAS CONFIRMADAS

Além de autoridades locais, a audiência pública vai contar com a participação especial da deputada estadual ativista na causa animal, Regina Becker Fortunati (Rede Sustentabilidade), bem como da presidente da ONG Chicote Nunca Mais – de Porto Alegre, Fair Soares, do idealizador do projeto Cavalo de Lata – de Santa Cruz do Sul, o engenheiro Jason Duani Vargas, da presidente nacional do PTB Proteção dos Animais; a vereadora santa-cruzense Bruna Molz, entre outras lideranças e ativistas na causa animal, assim como de representantes dos catadores de materiais recicláveis e de usuários de charretes.

Fonte: Alan Faleiro/ Assessor Parlamentar do Gabinete da Vereadora Tata

Foto: Divulgação/ Marcos Porto

Janine Niedermeyer