Aturrchim realiza visita técnica ao roteiro Linha Bela, em Gramado

Olá Jornal
outubro26/ 2019

Um grupo de empreendedores da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) e convidados, realizaram na última quarta-feira, 23, uma visita técnica ao roteiro rural da cidade de Gramado, na serra gaúcha. O roteiro denominado Tour Linha Bela visita propriedades rurais do interior do município e, desde 2012, desenvolve-se com grande procura de visitantes de todo o Brasil.

Com o objetivo de trocar experiências e absorver conhecimento técnico dos empreendedores da serra, o grupo venâncio-airense contou com as presenças da coordenadora de Turismo de Venâncio Aires, Angélica Diefenthaler, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo e receptivo responsável pela Rota do Chimarrão, Valmor Heck.

Com visitação a cinco propriedades, transporte licenciado, acompanhamento de guia e almoço típico italiano, o roteiro em Gramado custa em média R$150,00 e recebe centenas de visitantes todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Além de paisagens naturais do interior, o visitante é convidado a conhecer a história, hábitos e costumes herdados pelos imigrantes italianos. Em cada ponto de visitação, um pouco da história da imigração, objetos antigos e culinária de degustação.

Com 46 integrantes no grupo venâncio-airense, além de turismo e diversão, foi possível observar oportunidades de aplicação ao roteiro rural do município, conhecido como Rota do Chimarrão. Para o novo presidente da Aturrchim, Luiz Henrique Ertel, o mais importante aprendizado foi a necessidade de incluir história e cultura aos empreendimentos, além de capacitar os empreendedores para uma recepção sempre alegre aos visitantes.

Nas próximas semanas, a diretoria da Aturrchim se reúne para avaliar a visitação, colher questionários de cada empreendedor de Venâncio Aires e estabelecer um plano de trabalho para o desenvolvimento dos empreendimentos da rota no próximo ano.

Olá Jornal