Aturchim convida vereadores a conhecer Turismo Rural de Venâncio Aires

Olá Jornal
fevereiro05/ 2019

Às vésperas de receber guias de turismo de todo o Estado do Rio Grande do Sul e representantes da imprensa especializada, empreendedores da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturchim) estiveram na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires na noite desta segunda-feira, 04. O objetivo foi divulgar ao Poder Legislativo e à comunidade o Viest (Viagem de Estudos), que acontece no próximo sábado e domingo, 9 e 10, na Capital do Chimarrão.

A coordenadora do Departamento Municipal de Turismo, Angélica Diefenthaler, e a guia de turismo credenciada, Sônia Lang, representaram o grupo de empreendedores destacando a necessidade de aproximação com os vereadores para divulgação das ações que vem sendo realizadas. Visando o fortalecimento e a sustentabilidade dos empreendimentos turísticos rurais, além de constantes capacitações e projetos sazonais para a atração do público, o evento do próximo final de semana é considerado um divisor de águas para o turismo local.

“A visita de guias e empresas de turismo será de suma importância para nós. Além de conhecer os pontos, aprofundar as informações de cada atrativo, são essas as pessoas que posteriormente poderão nos trazer grupos de visitantes, indicar nossos roteiros e consolidar todo esse trabalho”, argumenta Sônia Lang.

Entre as atrações que estão programadas para o grupo de profissionais do Viest, sábado, 09, acontecerão visitas a pontos turísticos urbanos e na região dos ervais, como a Escola do Chimarrão e Chácara do Mel em Linha Travessa, Viveiro de Mudas e Agroindústria de Conservas Coutinho em Vila Palanque. Às 19h, uma recepção especial será realizada junto ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista), com a presença das soberanas da Fenachim, que aproveitam a presença do grupo para divulgar e convidar turistas para a principal festa da cidade. Já no domingo, 10, o roteiro de visitações seguirá para o Cerro do Baú, Balneário Paraíso e serra venâncio-airense, que compreende atrações como o Mirante Lauro Erdmann e a Figueira Centenária. O encerramento, com um coquetel para os participantes, acontece no Orquidário Cruz, na RSC-287.

Na presença dos representantes eleitos pelo povo, a Aturchim destacou a importância do turismo como propulsor do desenvolvimento local e na manutenção das famílias no campo. O grupo apresentou ainda o projeto Rota do Chimarrão Verão, que leva visitantes todos os domingos de janeiro e fevereiro para um passeio turístico nas belezas refrescantes da região serrana de Venâncio Aires.

CRÉDITO: AI Aturchim 

Olá Jornal