Ato contra as Reformas Trabalhista e da Previdência recebe apoio de deputados, que prometem ser contra

Janine Niedermeyer
abril08/ 2017

O sábado, 08, foi de manifesto na região central de Venâncio Aires, contra medidas que o Governo Federal vem propondo com as Reformas Trabalhista e da Previdência. A mobilização com caminhada teve na organização os seis sindicatos do município que formam o Comitê Suprassindical, que vem chamando a atenção da população para as ações que o governo Michel Temer pretende adotar, em sendo aprovado a PEC 287, ligado as aposentadorias e a Reforma Trabalhista.

Além de profissionais das categorias que formam o grupo, participaram secretários municipais, vereadores, o prefeito Giovane Wickert, o vice Celso Krämer, representantes do campus local do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), do Sindicato dos Comerciários de Venâncio e os deputados federais Heitor Schuch (PSB), Marcon (PT), Assis Melo (PCdoB) e o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT).

Os organizadores estimam que 750 pessoas tenham integrado a caminhada, que teve a concentração na Praça Evangélica e subiu a rua Tiradentes, até a 15 de Novembro, onde dobrou a direita para entrar na Osvaldo Aranha, de onde os manifestantes seguiram até a Travessa São Sebastião Mártir. O ato de cerca de duas horas visou destacar o posicionamento das variadas categorias de trabalhadores, contra as intenções da esfera federal.

Os deputados que tem voto na Câmara Federal e que compareceram a mobilização mostram apoio ao grupo e se posicionaram também contra as reformas, afirmando que serão contrários aos projetos. O petista Marcon enfatizou que emendas não são suficientes para corrigir erros das propostas. “Precisamos derrubar o projeto e pra isso é necessário 206 votos em Brasília, pra derrubar”.

O parlamentar também lembrou da data de 28 de abril, os as centrais sindicais do Brasil decidiram promover novos movimentos de protestos e paralisações. E para dar corpo ao ato em Venâncio Aires, o Comitê ainda fez a entrega de um abaixo-assinado, com próximo de 10 mil assinaturas coletadas no município, contra as reformas ao deputado Assis Melo que esteve até o fim da mobilização no local. As assinaturas dão força contra a aprovação das medidas do governo.

Para o presidente do Sindicato do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires, Rogério Siqueira, que apesar do município não ser marcado por grandes manifestações, a proposta do Comitê vem no sentido de mudar essa realidade. Para ele, é importante ainda que as falas dos deputados não tenham sido momentos políticos apenas para visibilidade e que de fato votem contra. “Que seja um momento consciente, junto com a população, sobre o que está acontecendo. Esperamos que eles sejam políticos e não façam apenas politicagem na nossa frente”.

O Comitê Suprassindical é formado em Venâncio, pelos sindicatos do Fumo, o do Calçado e Vestuário, o dos Trabalhadores Rurais, dos Servidores Públicos Municipais, da Construção Civil e da categoria dos Metalúrgicos.

Foto: Maicon Nieland – VEJA MAIS NO FACEBOOK DO OLÁ JORNAL

Janine Niedermeyer