Atentado terrorista na Turquia já registra 28 mortos

Janine Niedermeyer
junho28/ 2016

Já está em 28 o número de mortos em um duplo atentado suicida no Aeroporto de Ataturk, em Istambul, na Turquia. Os feridos chegam a 60. De acordo com o ministro da Justiça turca, Bekir Bozdag, dois suicidas se explodiram no aeroporto na noite desta terça-feira (28), durante confronto com a polícia local. O Aeroporto de Ataturk é o terceiro mais movimentado da Europa e o maior da Turquia, alvo frequente de ataques, principalmente de separatistas curdos.

De acordo com a CNN turca, as bombas teriam sido acionadas no terminal internacional, mas ainda não há uma confirmação oficial do local exato das explosões. As autoridades de telecomunicações do país proibiram a divulgação de imagens que mostrem a cena do ataque, um tipo de censura recorrente na Turquia em caso de ações terroristas.

Nos últimos meses, o grupo Falcões pela Libertação do Curdistão (TAK) realizou diversos atentados em solo turco. Suas atividades são motivo de controvérsia, já que alguns acreditam que o TAK é apenas uma franja do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a mais ativa organização militante curda, enquanto outros defendem que ele é totalmente independente.

Com 26 milhões de pessoas, os curdos são a maior etnia sem Estado próprio em todo o mundo. Eles reclamam soberania sobre um território que cobre majoritariamente o Sudeste da Turquia e o Norte do Iraque e da Síria. Estima-se que o conflito de décadas com Ancara já tenha deixado mais de 40 mil mortos.

Itamaraty divulga nota em repúdio

Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro condenou os atentados que provocaram nesta terça-feira (28), em Istambul, na Turquia, várias dezenas de vítimas, entre mortos e feridos. Os ataques, provocados por homens-bomba, foram no Aeroporto Ataturk, terceiro mais movimentado da Europa e o maior da Turquia. Segundo o governo turco, os atentados foram ações terroristas.

No comunicado, o governo brasileiro transmite suas sinceras condolências aos familiares das vítimas, assim como sua solidariedade ao povo e ao governo da Turquia, e reitera seu firme repúdio a qualquer forma de terrorismo.

A nota divulgada pelo Itamaraty informa que o Consulado-Geral do Brasil em Istambul acompanha de perto a situação e diz que não há, até o momento, registro de cidadão brasileiro entre as vítimas. (Agência Brasil)

Foto: EPA/Sedat Suna/Agência Lusa

Janine Niedermeyer