Atendimentos pediátricos de convênios e particulares no HSSM são suspensos e medida pauta reunião na Câmara

Olá Jornal
julho04/ 2022

A suspensão de atendimentos pediátricos particulares e por convênios no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) ao longo de julho, motiva reunião entre pais e vereadores na tarde desta segunda-feira. A reunião na Câmara de Vereadores ocorre a partir das 16h. A situação gerou diversas postagens em redes sociais, com familiares levando inclusive crianças para atendimento em outras cidades.

Os atendimentos com médicos pediatras por meio do SUS no Pronto Atendimento não são oferecidos. Por meio de nota oficial, a direção do HSSM, detalhou a situação e afirmou que a suspensão dos serviços particulares ocorreu por falta de profissionais e por solicitação dos médicos que faziam o atendimento. Pediatras são mantidos na casa de saúde para atendimentos de pacientes em internação e mães que realizarão partos.

Na manhã desta segunda-feira, 04, a Prefeitura de Venâncio Aires, divulgou nota oficial sobre a situação. “A interrupção de um serviço particular não cabe interferência da Prefeitura. Ainda assim, vamos buscar o diálogo com a direção do Hospital São Sebastião Mártir, a Unimed e com o grupo de médicos visando a retomada dos atendimentos de consultas via convênio.”

A Prefeitura de Venâncio Aires também divulgou os horários e unidades com atendimentos com médicos pediatras. Na UBS Santa Tecla o atendimento especializado ocorre todas as tardes das 13h às 15h. Na UBS Central nas segundas, terça e quarta, das 13h30min às 15h30min e nas quintas das 13h às 17h, com o Dr. Vilson Gauer. Já a Dra. Manuela atende nas quartas e quintas, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, nas sextas das 7h30min às 11h30min.

CONFIRA A NOTA DO HSSM

Em vista das últimas situações em relação aos atendimentos pediátricos em nosso Pronto Atendimento, viemos nos posicionar e informar aos venâncio-airenses e demais munícipes da microrregião, que a suspenção temporária da oferta de consultas particulares e de convênios se deu primeiramente por solicitação dos próprios médicos pediatras, e acatada pelo Hospital em razão de garantir a segurança dos pacientes internados e em estado mais grave.

Com isso, informamos que no mês de julho/2022 não haverá consultas pediátricas por nenhum convênio no Pronto Atendimento do HSSM.

Tal decisão se caracteriza pela crescente movimentação de atendimentos no Pronto Atendimento nos últimos meses e a gravidade dos pacientes que chegam em urgência e emergência. Além das salas de parto normal e parto cesariano que necessitam a presença do profissional, bem como as internações que temos também em volume crescente.

O comunicado no dia de hoje, apenas após repercussão da falta de profissional para assistência de convênios e particulares, se configura pela expectativa que o HSSM alimentava de resolver esta situação ainda na primeira semana deste mês, sem que pudesse haver a suspensão do serviço, fato que não se obteve sucesso.

Lembramos ainda que a responsabilidade que cabe ao HSSM, neste momento, é a garantia e manutenção do serviço de Pediatria junto aos partos, pacientes internados e casos graves na urgência e emergência.

Contamos com a compreensão de todos.

Estamos buscando resolver a situação com brevidade para a retomada da oferta do serviço por parte do HSSM. Nossa expectativa é que em agosto voltaremos a normalidade do funcionamento do Pronto Atendimento Pediátrico.

Importante frisar que o atendimento de urgências e emergências pediátricas continua normalmente, com suporte de médico pediatra, mediante classificação de risco conforme o Protocolo de Manchester.

Venâncio Aires, 03 de julho de 2022.

Diretoria do HSSM

NOTA DA PREFEITURA DE VENÂNCIO AIRES

Olá Jornal