Assoeva sai na frente, mas leva virada para ACBF na LNF

Janine Niedermeyer
agosto02/ 2016

A Assoeva/Unisc/ALM não conseguiu segurar o impeto de vitória da ACBF, jogando em Carlos Barbosa. O time de Venâncio Aires segurou até onde foi possível, fez um duelo parelho no 1º tempo, chegou a sair na frente, mas sofreu a virada na etapa final.

Com desfalques importantes, como Daniel, Bruno Souza e Thiaguinho, a Assoeva levou 3×1 no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, diante de um público registrado de 825 torcedores. O jogo pela 16ª rodada da Liga Nacional de Futsal garantiu os três pontos para ACBF, que chegou aos 27 pontos. Já a Assoeva parou nos 22 e caiu da 6ª para 7ª posição.

O próximo desafio é sábado, 6, em casa, contra o Cascavel, no Ginásio Poliesportivo. O duelo vai ser a partir das 20h15, válido pela 17ª rodada, sendo o antepenúltimo jogo dessa primeira fase da competição nacional.

O JOGO

Lances, defesas, cartões amarelos, faltas e gols não faltaram no 1º tempo do duelo em Carlos Barbosa. O jogo começou em alta velocidade, com chances lá e cá, tendo inicialmente a Assoeva as melhores oportunidades, com Pedro Rei e Bagatini, mas o goleiro Léo em boa atuação vinha evitando o gol.

Mesmo assim, a Assoeva conseguiu sair na frente do placar, quando houve mudanças em quadra. Em uma jogada de Boni, o fixo meteu uma bola cruzada de trás, que cruzou a quadra e achou Teves livre para marcar. O camisa 20 não perdeu a oportunidade e fez 1×0.

A ACBF conquistou o empate aos 6min30 pro fim da primeira etapa. Grillo roubou a bola, serviu Zico que não foi fominha e devolveu para Grillo. O camisa 8 chutou para o fundo da rede, pra deixar o 1×1 no placar.

TIROS LIVRES

Depois dos gols, vieram uma enxurrada de tiros livres, após o excesso de faltas. O marcador quase mudou outra vez aos 5min36, quando a Assoeva cometeu a sexta falta, através de Renatinho em cima do capitão da ACBF, Marlon.

Como excedeu o limite de 5 faltas, foi tiro livre. Na cobrança, após leve desvio de Quinzinho, a bola emendou na trave e foi para fora. Novamente em tiro livre, após falta de Bagatini, a equipe da Serra tentou virar o placar. Mas em outra cobrança, Marlon chutou e o goleiro da febre amarela defendeu com o peito. A pressão parecia não terminar, com o ritmo intenso de Carlos Barbosa.

No 3º tiro livre, cometido por Genaro, mais uma vez o ataque laranja tentou vazar o goleiro Quinzinho, mas que novamente ele evitou. Na batida, a ACBF mudou o cobrador. O camisa 14 Canabarro foi pro lance, mas de novo o guarda metas de Venâncio não deixou passar.

Quando restavam segundos para o encerramento da etapa inicial, veio o 4º tiro livre do duelo, mas em prol da equipe de Venâncio. Teves que já havia marcado foi pra batida, mas o chute saiu por cima e assim veio o apito final da primeira etapa, 1×1 na Serra.

Pra completar os números desse 1º tempo, tivemos seis cartões amarelos distribuídos, sendo três para cada lado. Zico, Grillo e Caio Jr., no lado da ACBF, e Quinzinho, Teves e Bagatini no lado da Assoeva.

MAIS PRESSÃO

Na etapa final, a ACBF não diminuiu o ritmo e manteve a pressão sobre o visitante. Um dos lances de maior perigo veio quando a bola bateu no travessão da Assoeva, após desvio de Quinzinho, ela triscou na linha, a torcida vibrou, mas a arbitragem não validou como gol e seguiu o baile no duelo.

No 2º tempo, a Assoeva até chegou a criar lances para marcar, porém, mais administrou o confronto, para segurar as investidas de Carlos Barbosa. Porém, talvez o excesso de vontade, gerou prejuízos ao time da Capital do Chimarrão.
Bagatini, além de cometer a 5ª falta da Assoeva na segunda etapa, recebeu o segundo amarelo e foi expulso à 2min54 do fim. Na cobrança, em falta ensaiada, o ala Bruno meteu um tiro cruzado na esquerda e virou o placar para 2×1.

O time de Venâncio veio com o goleiro linha Renatinho, mas não gerou resultado. Faltando 1min40 a ACBF fez 3×1, com o capitão e fixo Marlon, em uma bomba rasteira, no meio das pernas do goleiro Quinzinho. Na etapa final, Renatinho e Kevin também tomaram amarelo. Assim terminou, 3×1 para os donos da casa, pela Liga Nacional de Futsal.

Escalações
ACBF: Léo (1), Marlon (7), Bruno (12), Kevin (9) e Rafa (13). Entraram – Grillo, Zico, Caio Jr., Canabarro, Murilo.
Técnico Marquinhos Xavier

Assoeva: Quinzinho (15), Bagatini (14), Renatinho (21), Valdin (31) e Pedro Rei (19). Entraram – Teves (2), Boni (2), Genaro (16) e Dani Martins (11).
Técnico Fernando Malafaia

Jogos da 16ª rodada
Terça-feira, 2, às 20h15:
ACBF (RS) 3×1 Assoeva (RS)
Jaraguá 3×2 Copagril
Minas 1×0 Floripa
São José 1×1 Concórdia
Guarapuava 1×2 Intelli
Marreco 1×1 Atlântico (RS)
Joinville 5×1 Tubarão

Quarta-feira, 3:
Alaf (RS) x Cascavel (20h15)
Magnus x Corinthians (21h30)*
*com transmissão do SporTV

Foto – Ulisses Castro/ AI ACBF

Janine Niedermeyer