Assoeva reforçada nas arquibancadas por nova parceria

Janine Niedermeyer
agosto09/ 2016

Está em gestação um conjunto de ações que promete render resultados positivos, tanto fora como dentro da quadra, para a Assoeva/Unisc/ALM. Com aval da diretoria do clube e do técnico, Fernando Malafaia, teve início uma parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires.

O professor de alemão e português, Adilsom Eskelsen, é quem tem liderado a iniciativa. Os objetivos englobam a elaboração de um plano de marketing (para atrair mais torcedores), o desenvolvimento de um software (para uso da comissão técnica) e, ainda, um projeto visando angariar mais patrocínio para a Assoeva.

APOIO

A parceria já está dando os primeiros passos; a primeira ação ocorreu durante o jogo do dia 30 de julho, pela Série Ouro de Futsal, no ginásio da Coopeva, quando estudantes do IFSul foram ao jogo entoar cantos de apoio e motivação à equipe. No último dia 2, os alunos, acompanhados de outros torcedores, foram a Carlos Barbosa apoiar o time, fazendo ecoar no ginásio os cantos da Assoeva na casa do adversário.

O atual presidente da associação, Engelberto Henn manifestou total apoio a iniciativa. “Todos que tentam fazer algo de bom e positivo tem nosso total apoio. Estamos alertas e apoiando esta magnífica iniciativa na comunidade. Força, coragem, entusiasmo”.

Esse grupo, com cerca de 50 pessoas, passa a acompanhar os jogos para apoiar, constantemente, a equipe, tendo entrada franca ao Poliesportivo. “Todos os jogadores da Assoeva têm demonstrado muito empenho, muita raça. E a torcida é, como se diz, o sexto jogador”, enfatiza Adilsom. O grupo é formado principalmente por alunos do 1º ao 4º ano do Técnico Integrado ao Ensino Médio, mas também servidores demonstram interesse em apoiar.

A acesso gratuito aos jogos é uma contrapartida temporária da Assoeva à iniciativa que, segundo o professor, não deseja de forma alguma substituir ou concorrer com a Febre Amarela: “Nós queremos, isto sim, nos unir, enquanto grupo organizado, a esta maravilhosa torcida, a fim de somar forças e apoiar a Assoeva”.

SOFTWARE
Outra inciativa, ainda em gestação, é a ideia de um software, a ser desenvolvido por professores, mestres em informática, juntamente com alunos, com o objetivo de simular jogadas.

“Já existe um protótipo, desenvolvido no IF, em outro contexto; existem softwares desta natureza no mercado, mas pretendemos desenvolver um próprio, adaptado à Assoeva, com a participação de integrantes do clube. Isso demandará vários meses”, explica Adilsom, que desde fevereiro de 2015 está em Venâncio Aires e soube olhar com carinho para a comunidade e seu time de futsal, buscando, na prática, alternativas para engrandecer ainda mais o maior clube do município, que no último dia 2 de agosto chegou aos 34 anos de fundação.

Janine Niedermeyer