Associação Internacional de Produtores de Tabaco tem agenda com organizações na Suíça durante a COP8

Olá Jornal
outubro04/ 2018

A Associação Internacional de Produtores de Tabaco (ITGA em inglês) esteve nesta quinta-feira, 04, em agenda na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO em inglês) para levar a preocupação dos agricultores sobre a falta de avanços na implantação da diversificação a produção de tabaco. A entidade acredita que a FAO seria importante estrategicamente para que haja avanços. A ITGA ainda solicitou que a FAO não mude suas agendas e cumpra seu mandato em prol dos agricultores envolvendo seus agrônomos, sem interferências externas.

O executivo da entidade Antônio Abrunhosa afirma que a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco não permite que os produtores de tabaco auxiliem no processo de diversificação e assim foram levar a situação a FAO. “Os trabalhadores são parte da solução não dos problemas”, argumenta.

Na Organização Internacional do Trabalho (OIT) o grupo levou à preocupação com a exigência da convenção de que a organização não aceite doações de recursos das indústrias para os programas de combate ao trabalho infantil. Abrunhosa alega que já foram investidos US$ 8 milhões no projeto que está ajudando diversos países e acabar com isto seria um retrocesso.

Olá Jornal