Associação Internacional de Produtores de Tabaco pede participação na COP7

Guilherme Siebeneichler
outubro28/ 2016

Nesta sexta-feira, 28, é comemorado no Rio Grande do Sul o Dia do Produtor de Tabaco. Marcando a data, a Associação Internacional de Produtores de Tabaco (ITGA em inglês) divulgou nota oficial em que cobra respostas da Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo transparência e participação durante a 7ª Conferência das Partes (COP7) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT).

O evento que discute o tratado mundial de saúde pública para o controle do tabagismo ocorre neste ano entre os dias 7 e 12 de novembro na Índia, em Nova Deli. Entretanto, a ITGA tem solicitado a participação dos produtores de fumo, já que representa agricultores de 15 países. A entidade, ainda em setembro, encaminhou carta ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, solicitando maior participação dos fumicultores durante o evento da Organização Mundial da Saúde. O pedido parte da prerrogativa de que ações discutidas pelos 180 países que compõe o tratado de controle do tabaco precisam ouvir todas as partes envolvidas na cadeia produtiva.

Há 11 anos, desde que surgiu a convenção, os produtores buscam participar das plenárias de discussões, porém, não conseguem realizar credenciamento. Ainda em 2014, durante a COP6, em Moscou na Rússia, público e imprensa foram barrados dos debates e as reuniões ocorreram às portas fechadas.

O secretariado da convenção, chefiado pela brasileira, Dr. Vera Luiza Costa e Silva, ainda não se posicionou sobre o credenciamento do público, comunicadores e produtores de fumo durante o evento deste ano. Associações de agricultores indianas, se houver negativas de participação, preparam protestos em frente ao centro de convenções onde será realizado a COP7.

O Olá Jornal irá acompanhar todos os detalhes da conferência direto da Índia. Atualizando informações nas plataformas digitais e na edição impressa. Saiba mais: coptabaco.com.br

FOTO: AI/Sinditabaco

Guilherme Siebeneichler