Associação Internacional de Fumicultores se reúne em Santa Cruz no dia 24

Guilherme Siebeneichler
março13/ 2017

São aguardados em Santa Cruz do Sul no dia 24 de março, cerca de 45 pessoas representando os países produtores de tabaco das Américas. O encontro é organizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e contará com a participação de lideranças da região. Além disso, a reunião terá espaço para palestras e a assembleia anual da regional da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA em inglês).

Estados Unidos, Brasil, República Dominicana, Colômbia e Argentina integram o grupo americano da entidade. Segundo o presidente da Afubra, Benício Werner, a reunião também busca aproximar os países membros com a Expoagro Afubra. “Alguns representantes de entidades virão a partir de dia 22 para participar da nossa feira. É uma oportunidade de trocar informações e conhecimento sobre a principal cultura agrícola da nossa região.”

O encontro contará na parte da manhã com palestras. Entre os temas estão: comércio de cigarros eletrônicos, qualidade de vida dos produtores de tabaco no Brasil e o mercado produtor atual. Durante a tarde ocorre assembleia da regional da ITGA, fechada, que discutirá a produção, oferta e demanda, além de ações específicas da entidade internacional.

Segundo Werner, os prefeitos e lideranças da região serão convidados a participarem do evento. Os deputados federais e estaduais que atuam na defesa da produção também participarão do debate. “É uma oportunidade de aproximação e conhecimento do setor,” ressalta.

Por ser um evento internacional a expectativa é de mobilizar cerca de 150 pessoas e contará com tradução simultânea. A delegação argentina estará com o maior número de participantes, ao todo são 35 representantes. Eles chegam no dia 22 para acompanhar a Expoagro, em Rio Pardo, que será realizado entre os dias 21 e 23 de março.

FOTO: Arquivo/Afubra

Guilherme Siebeneichler