Associação Amigos do Cemuc receberá em julho área para construir novo campus da Uninter

Olá Jornal
junho27/ 2018

A Associação Amigos do Cemuc, mantenedora do Centro Universitário Internacional Uninter, receberá no dia 27 de julho uma área de terra da Prefeitura de Venâncio Aires para a construção do novo campus. O terreno de um hectare localizado no bairro Aviação abrigará a estrutura de 2,3 mil metros que contará com salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca, brinquedoteca, espaço de convivência e de administração e anfiteatro com 200 lugares. O local ainda contará com telecentro comunitário e, no futuro, quadra esportiva e piscina atlética.

A gestora do polo, Lúcia Costa, explica que além de abrigar a universidade, o projeto prevê a retomada dos trabalhos desenvolvidos pela associação, hoje inativos devido a falta de espaço. “Vamos voltar às nossas raízes, trabalhar a cultura, a educação e o social”, afirma fazendo referência ao início dos trabalhos da associação em 1998 quando surgiu para desenvolver a cultura no município.

Assim cresceu junto à comunidade com forte atuação no Carnaval e realizando atividades como oficinas de teatro, pintura e grupo vocal. A vocação educacional seria fortalecida em 2005 com a inauguração do primeiro telecentro comunitário que em 2006 receberia a Uninter.

COMUNITÁRIO
O espaço estará aberto à comunidade do bairro Aviação que poderá utilizar as instalações por meio de projetos sociais ou atividades escolares. Com 12 computadores, o telecentro comunitário é um dos serviços que estarão à disposição dos moradores. “Queremos ser a universidade de Venâncio porque a nossa origem é no município, com a associação, e buscamos o parceiro social de desenvolvimento da comunidade que é a Uninter”, afirma Lúcia.

EDUCAÇÃO
A nova casa possibilitará a ampliação no número de cursos que hoje chegam a 52 entre graduação, licenciatura e tecnologia e mais de 70 na pós-graduação. Um deles é o mestrado nas áreas educacional e administrativa. Além disso, a estrutura atual não comporta mais o crescimento da instituição.

“Queremos proporcionar aos alunos um espaço maior e melhor, poder oferecer tudo o que a Uninter pode proporcionar e hoje não acontece por falta de espaço”, projeta Lúcia.

A universidade a distância está instalada em um prédio na rua 15 de Novembro desde o dia 1º de abril de 2010. O novo prédio será erguido com recursos próprios da entidade e financiamento. A expectativa é que esteja pronto em dois anos.

MUNICÍPIO
O prefeito Giovane Wickert (PSB) garante que o repasse será feito no próximo mês, também como um reconhecimento ao trabalho desenvolvimento pela entidade junto ao Município. A área já havia sido prometida no governo anterior, junto com espaço para a construção de uma nova escola técnica do Senai.

“Estamos trabalhando o desmembramento do terreno para destinar ao Cemuc. É um momento importante para garantir o envolvimento da cidade com as oportunidade do ensino superior,” destaca.  A documentação é realizada pela equipe da secretaria municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Olá Jornal