Assistência Social de Venâncio mantém auxílios financeiros para 16 idosos em casas geriátricas

Olá Jornal
fevereiro28/ 2020

Atualmente 16 famílias recebem suporte financeiro para custear casas geriátricas à idosos. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, mantém repasses mensalmente de R$ 1.080,00 para cada uma. Os valores são garantidos por lei, após análise de assistentes sociais da situação do idoso, e a remuneração familiar. O apoio busca garantir atendimento aos idosos que não podem ser acompanhados por familiares, seja por questões financeiras ou por saúde.

O suporte aos idosos voltou ao debate após a inauguração da primeira casa geriátrica de Venâncio Aires. O espaço privado amplia as opções na cidade para assistência ao público da terceira idade. Até então, o município contava com o Lar Novo Horizonte, em formato de asilo, que possui custo mais elevado, por conta da assistência e estrutura.
Conforme o assessor da pasta municipal, César Ersen, o apoio financeiro concedido pelo poder público, só é liberado após avaliação de profissionais da área. “É feita uma análise criteriosa da situação do idoso, e a renda familiar. Se aprovado, o Município concede o auxílio e a própria família realiza a contratação do espaço.”

Como não haviam casas geriátricas e outras opções deste tipo de serviço na cidade, foi realizada avaliação da legislação que norteia o tema. Com isso, foi facilitada a implantação destes espaços, por conta do aumento da demanda. “Não há espaços públicos para este tipo de atendimento, por isso era preciso ampliar a oferta e modalidades. Mesmo as particulares possuem fila de espera, quando envolve idosos que precisam de apoio especializado na área da saúde,” argumenta.

CASAS
No último dia 14, foi inaugurada a primeira casa geriátrica de Venâncio. O espaço está instalado na rua Sete de Setembro e tem capacidade para 20 idosos. Uma nova casa geriátrica é prepara para atender em torno de 24 idosos, e será instalada em imóvel na rua Júlio de Castilhos, esquina com a Reinaldo Schmaedecke. Além disso, um condomínio para o público da terceira idade está em planejamento no município, por meio da iniciativa privada.

Olá Jornal