Assembleias microrregionais fecham em torno das demandas mais apontadas para a Consulta Popular

Olá Jornal
maio24/ 2018

Mais de 60 pessoas participaram da assembleia microrregional do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), que se realizou na tarde desta quarta-feira, 23, na Unisc. O encontro reuniu os presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) dos 15 municípios do Baixo Vale do Rio Pardo – na terça-feira, se reuniram os oito municípios na microrregional do Centro-Serra, em Sobradinho.

Em Santa Cruz do Sul foi deliberada a sugestão de que os dez projetos mais votados serão incluídos na cédula de votação, além do rateio dos recursos de R$ 2,9 milhões, entre os cinco mais votados. Uma proposta estabelece a divisão igualitária entre todos os projetos. E a outra divide em proporções diferentes (30% para o mais votado, 25% para o segundo, 20% para o terceiro, 15% para o quarto e 10% para o quinto).

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca a mobilização municipal nas assembleias. “Foi uma participação surpreendente nos municípios, onde tínhamos um pouco de receio por causa do pouco espaço de tempo para a realização das mesmas. Saímos das duas microrregionais com um alinhamento de propostas que serão fechadas na segunda-feira, dia 28”, citou Petry. No total, as assembleias municipais tiveram 1.628 pessoas presentes, que elegeram 57 delegados.

O foco agora se volta para a Assembleia Regional Ampliada, na próxima segunda-feira, dia 28, na sala 101 da Unisc, em Santa Cruz do Sul, e onde serão debatidos os projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular, que ocorre entre 26 e 28 de junho, bem como o rateio dos recursos do Governo do Estado.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa do Corede VRP

Olá Jornal