Assembleia Legislativa realiza audiência na Expoagro Afubra para discutir estiagem

Olá Jornal
março07/ 2020

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa vai realizar durante a 20ª Expoagro Afubra, audiência pública para discutir a situação da estiagem no estado. A informação foi confirmada pelo deputado estadual, Edson Brum (MDB), durante o lançamento da edição deste ano da feira, ocorrido no dia 28 de fevereiro, no parque do evento, em Rio Pardo.

A proposta, segundo o parlamentar, é de debater medidas para a criação de uma legislação específica para garantir no Estado, um programa voltado ao setor primário, em períodos de seca. “O Rio Grande do Sul precisa de uma política da Estado para tratar este assunto, não dá para a cada estiagem ficar discutindo o assunto e buscando formas de auxílio aos produtores.”

A comissão já discutiu o assunto, durante encontro na Assembleia Legislativa, na quinta-feira, 13. Na oportunidade, Brum já havia discutido a situação da estiagem e questionado a demora por respostas do Estado. Edson Brum registrou sua indignação com a ausência do Estado neste processo. Ele informou que ainda não foi criado um cronograma de uso das máquinas da Secretaria de Agricultura para fazer poços artesianos. “Enquanto isso, estamos com 110 municípios em estado de emergência no Estado”, lamentou.

A proposta da audiência é de garantir um programa contínuo de irrigação, que crie medidas para melhorar o abastecimento das propriedades rurais, buscando minimizar as perdas durante os períodos de estiagem.

Olá Jornal