Assembleia Legislativa discute a COP8 na Expointer nesta quinta-feira

Guilherme Siebeneichler
agosto29/ 2018

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza reunião ordinária às 9h, na Casa da Assembleia Legislativa na 41ª Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio nesta quinta-feira, 30. Na pauta de debates está a 8ª Conferência das Partes da Convenção-Quado para o Controle do Tabaco (COP8). A proposta do encontro é de avaliar as informações da pauta da conferência e colaborar com as reivindicações de entidades ligadas à cadeia produtiva, para garantir acesso aos debates no evento mundial, que ocorre em outubro na cidade de Genebra, Suiça.

Devem participar do encontro representantes do Sindicato das Indústrias do Tabaco (Sinditabaco), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Fetag, Farsul e Federação dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo. Também foram convidados à integrarem os debates, representantes do Governo Federal, representados pelo Ministério das Relações Exteriores e a Casa Civil.

Conforme o presidente da comissão, a proposta do debate é de alinhar a defesa por credenciamento de prefeitos e representantes dos produtores de tabaco. “Em outras edições tivemos muitas dificuldades inclusive de buscar informações. Este ano os deputados foram prejudicados de participarem por conta do período eleitoral. Precisamos garantir apoio do governo brasileiro para representantes da cadeia produtiva. Esta discussão é importante porque envolve as famílias de agricultores,” argumenta Brito.

SUPORTE
No último dia 09 de agosto os deputados estaduais membros da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, encaminharam ofício solicitando apoio as delegações que estarão acompanhando o evento no mês de outubro. O documento foi enviado ao Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB).
O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB) vai integrar a comitiva regional que participará da COP8. Ele busca o credeciamento para acompanhar as discussões sobre medidas que buscam reduzir o consumo de cigarros no mundo. A conferência ocorre em Genebra, na Suíça, entre os dias 1º e 06 de outubro.

GOVERNO FEDERAL
Na última sexta-feira, 24, a partir de solicitação do deputado estadual Marcelo Moraes (PTB), o governador José Ivo Sartori (PMDB), recebeu os membros do Sinditabaco e da Afubra. No encontro foi solicitado apoio do governador para garantir diálogo com a cadeia produtiva. “Sabemos da importância das mobilizações regionais para defender a produção. Precisamos de um comprometimento do Governo para que não ocorram prejuízos a este setor importante para a nossa economia,” argumenta Moraes. Na próxima semana uma reunião deverá reunir em Brasília, junto à ministros, membros da cadeia produtiva para garantir apoio ao setor durante a COP8.

Guilherme Siebeneichler