Assembleia da Amvarp discute demandas dos municípios da região

Olá Jornal
outubro26/ 2019

Na manhã desta sexta-feira, 25, ocorreu mais uma assembleia conjunta entre a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Prefeitos, vice-prefeitos, secretários e representantes estiveram reunidos no Centro de Cultura e Biblioteca Pública de Melos, em Vale Verde, local escolhido pelas festividades do 23º aniversário do município nesta semana.

“Nós tivemos um quórum qualificado das duas entidades com o qual pôde ser debatido sobre muitos assuntos que, certamente, trarão resultados para a nossa população. Com essa integração entre as cidades, teremos melhorias na prestação de serviços que serão desenvolvidos em conjunto, de maneira cooperativa”, comentou o prefeito de Vale Verde e presidente da Amvarp, Carlos Gustavo Schuch.

Com a presença do deputado federal Heitor Schuch, que trouxe uma atualização sobre a liberação de emendas parlamentares e de recursos para o Vale do Rio Pardo, a pauta da assembleia ainda abordou a eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), definida no último dia 11. O prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, conclamou os presentes para uma maior participação na entidade e uma maior articulação política na defesa do setor. “Já que são 279 municípios no Estado que plantam fumo, 557 no Brasil, somos o 2º país em exportação no mundo, com 150 mil produtores, 600 mil pessoas envolvidas e 40 mil indústrias, devemos nos mobilizar”, concluiu Guido.

Os problemas de ações judiciais que atingem a área da Saúde, como na demanda em medicamentos, foi abordado pelo advogado Fernando Winck. Entre as alternativas apresentadas por ele para evitar o grande número de processos e reduzir custos, está a criação de um comitê que reúna a Amvarp, Defensoria Pública, Ministério Público, a exemplo do que foi feito em Santa Maria, diminuindo em até 74% a judicialização. No ano passado, municípios da Região Centro do Estado criaram o Comitê Regional de Saúde. A próxima assembleia da Amvarp está marcada para o dia 14 de novembro, em Sinimbu.

Olá Jornal