Assembleia ampliada define projetos regionais para a Consulta Popular 2019

Olá Jornal
agosto19/ 2019

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) realiza na próxima segunda-feira, dia 19, às 8h30min, uma assembleia regional ampliada para definir os últimos detalhes do processo de Consulta Popular na região. O encontro ocorre na sala 101 da Unisc e vai reunir os integrantes da entidade nos municípios do Centro-Serra e no Vale do Rio Pardo.

Nesta terceira etapa, serão definidos os projetos que irão para a cédula de votação e critérios de distribuição de recursos entre os municípios. A Consulta Popular será nos dias 4, 5 e 6 de setembro, em todo o Estado, e, a exemplo de anos anteriores, a votação será em três modalidades: on-line, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br; através do aplicativo off-line (forma de voto coletada por dispositivos móveis sem acesso à internet) e por SMS (mensagem de texto / torpedo). Para votar, o cidadão precisa ter título de eleitor, podendo votar somente uma única vez.

Nesta quinta-feira, dia 15, foram realizadas duas assembleias microrregionais, uma em Sobradinho, na sala de reuniões da Prefeitura, e a outra na Unisc, em Santa Cruz do Sul, quando as duas microrregiões definiram os seus cinco projetos a serem encaminhados à assembleia. As duas regiões escolheram apenas um projeto cada que não seja uma prioridade comum.

“Estamos caminhando de forma bem tranquila para definirmos os projetos prioritário e a próxima etapa será a sensibilização das comunidades para que votem na Consulta Popular, em setembro”, destaca o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry.

O Centro-Serra optou pela inclusão do Programa Gestão Sustentável do Solo, enquanto que o Baixo Vale do Rio Pardo incluiu o projeto Desenvolvimento e inovação tecnológica da região. Dos cinco projetos da cédula, os dois mais votados irão receber dividir o valor de R$ 742.857,14 será destinado à região no processo de Consulta Popular deste ano.

 

Projetos em comum das duas microrregionais

3-Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar

5-Qualificação e Desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo

10-Fomento a agroecologia e a produção orgânica

11-Educação ambiental

 

Projeto prioritário do Centro-Serra

9-Programa Gestão Sustentável do Solo

 

Projeto prioritário do baixo Vale do Rio Pardo

6-Desenvolvimento e inovação tecnológica da região

 

Crédito: Assessoria de Imprensa do Corede VRP

Olá Jornal