Artesãos participam de capacitação para participar da Expoagro Afubra

Olá Jornal
março07/ 2019

Um grupo de 40 pessoas formado por artesãos e extensionistas rurais de 13 municípios participou na terça-feira,26, na Câmara de Vereadores de Vera Cruz, de uma oficina sobre artesanato rural. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar com apoio da Afubra e visou qualificar os produtos que serão apresentados na parcela de Artesanato Rural, no Espaço Casa da Emater, durante a Expoagro Afubra, que acontece em Rio Pardo.

A atividade, orientada pela supervisora microrregional e coordenadora da parcela de Artesanato Rural, Marines Bock, e pela assistente técnica estadual da área, Ivanir Argenta, ambas da Emater/RS-Ascar, contou com uma oficina ministrada pela design Fernanda Galvão Sklovsky. Além de trabalhos em grandes empresas, a palestrante também desenvolveu atividades junto à Emater de Minas Gerais.

Segundo a supervisora, nesta etapa foi desenvolvida uma sensibilização para que os artesãos percebam o que podem melhorar nas peças que já confeccionam. No início das atividades a instrutora apresentou o trabalho desenvolvido por ela e, na sequencia, fez uma avaliação do artesanato de cada município participante, juntamente com os extensionistas e artesãos, discutindo e apontando pontos a serem qualificados. “Esta etapa da capacitação está dentro de um projeto maior, elaborado por mim, para qualificar o artesanato rural dos artesãos que comercializam no espaço da Emater na Expoagro”, frisa Marines.

A ação realizada nesta semana foi a primeira etapa de sensibilização. A segunda etapa acontece nos dias 12, 13 e 18 de março, com a realização de uma oficina voltada para os artesãos que trabalham com madeira e com fibras como palha de milho, bananeira, cipó e bucha vegetal. “O grande objetivo não é mudar o que eles já fazem, mas ‘polir o diamante bruto’, fazer um acabamento melhor e dar traços de identidade local para o artesanato de cada município”, ressalta Marines.

Nesta terça-feira,26,participaram da atividade artesãos dos municípios de Segredo, Sobradinho, Passa Sete, Candelária, Vera Cruz, Rio Pardo, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Passo do Sobrado, Vale Verde e Venâncio Aires.

A Expoagro Afubra acontece nos dias 26, 27 e 28 de março, em Rincão del Rey, no município de Rio Pardo. A Emater/RS-Ascar participa desde a primeira edição do evento e, em 2019, terá como tema “Gestão Rural e Sustentabilidade”.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade – Jornalista Carina Venzo Cavalheiro/ Marines Bock/Emater/RS-Ascar

Olá Jornal