Área plantada com tabaco em Venâncio terá redução de até 8%

Olá Jornal
outubro14/ 2020

O rendimento financeiro para o produtor rural é o ponto principal de oscilação na área plantada com tabaco em Venâncio Aires. O município terá na safra 2020/21 uma redução de até 8% na área plantada. A projeção é apontada pelo escritório local da Emater/Ascar, que analisa a partir do início da safra as expectativas dos fumicultores com o atual ciclo de plantio e comercialização. A melhoria no preço pago em outras culturas agrícolas, como o arroz, soja e milho, garantirá incremento nestas áreas, e redução no cultivo de tabaco. A diminuição deve girar entre 350 e 500 hectares na nova safra.

Ao longo de 2019 a área plantada com tabaco no município ficou em 9 mil hectares. A redução do tamanho é verificada desde 2010. A queda também ocorre pelo aumento da produtividade. Há 10 anos, o cultivo da principal cultura agrícola de Venâncio Aires ocupava 12,5 mil hectares. Segundo o engenheiro agrônomo e chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, as projeções para a nova safra são analisadas, porém, a redução da área plantada já era projetada desde o início do ano.

“Muitas famílias pararam de produzir e outras reduziram. Alguns produtores relataram dificuldades para a comercialização da atual safra. Outros produtores apontam descontentamento por conta dos preços praticados. O tabaco na safra anterior teve redução do preço, especialmente para os produtores que entregaram mais tarde para às indústrias,” explica.

MERCADO
O movimento de mercado por outras culturas, também ligadas à exportação, garantiram recuperação de preços e consequentemente interesse dos produtores de tabaco. “Teve melhoria e valorização nas outras culturas. Arroz, soja e milho agregaram valor nos últimos anos e acabam gerando maior interesse do produtor. Por isso, a estimativa é de redução na área plantada com tabaco em Venâncio, principalmente por questões de mercado,” destaca Fin.

SAFRA ATUAL
A safra de tabaco atual (2019/2020) foi atingida pela estiagem, reduzindo a produção. No total, segundo dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), foram colhidas em território venâncio-airense 15.328 toneladas. O ciclo fechou com 8.021 hectares plantados e 3.925 famílias produtoras. Estes números colocaram Venâncio Aires na sexta posição entre as principais cidades produtoras. O maior produtor da região Sul, é São João do Triunfo no Paraná, seguido por Canguçu, no Rio Grande do Sul.

A produção, nos três Estados do Sul do Brasil, fechou em 633.021 toneladas, sendo 564.962 toneladas na variedade Virgínia, 58.912 no Burley e 9.147 na variedade Comum. Comparada com a safra 2018/2019, que finalizou com 664.355 toneladas, houve redução de 4,8% no Virgínia e 9,5% no Burley e aumento de 7,3% na variedade Comum.

Todas as regiões produtoras de tabaco já foram atingidas pelo granizo. Desde o início da safra 2020/2021, até esta sexta-feira, 09, o Sistema Mutualista da Afubra já registrou 6.640 lavouras atingidas, contra 2.911 na safra passada, no mesmo período. Os números significam um aumento de 128%. De todas as 14 microrregiões, as mais afetadas são a de Ituporanga, em Santa Catarina, com 1.375 lavouras, a matriz com 1.089 e Rio do Sul, com 1.043 lavouras atingidas.

Olá Jornal