Apuração dos votos terá intervalos maiores por conta dos roteiros de recolhimento das urnas

Olá Jornal
novembro14/ 2020

Os primeiros resultados das Eleições 2020 vão demorar mais esse ano. Em vez de pelas 17h10min ficará para depois das 17h40min, de acordo com a previsão da Justiça Eleitoral. Isso porque diferente de outras eleições, neste ano os materiais das urnas não serão mais levados até o cartório eleitoral pelos presidentes de mesa. Devido a pandemia no novo Coronavírus (Covid-19), o material será recolhido por duas equipes da Justiça Eleitoral em dois roteiros com 41 e 44 urnas.

A mudança implicará no abastecimento mais tardio do sistema, o que ocorrerá somente após a conclusão do primeiro roteiro, previsto para as 17h40min, aproximadamente. Mais do que isso. Significa que a tensão será ainda maior para os primeiros resultados ao mesmo tempo que acabará com o ‘chuleio’ do voto a voto, urna por urna.

A exceção será a seção 52 da Escola João Pádua da Rosa, de Linha Ponte Queimada, e a seção 49 da Cabana São Judas Tadeu, de Grão Pará cujos presidentes de mesa trarão a urna e todos os materiais ao cartório após o encerramento. Assim, é provável que os primeiros boletins sejam dessas urnas.

GUENTA CORAÇÃO
Tradicionalmente a primeira urna a chegar ao cartório era a localizada na Escola Monte das Tabocas. A partir daí, urna a urna ia chegando e tendo os seus dados inseridos no sistema. A dinâmica permitia melhor acompanhamento do desempenho dos candidatos conforme a região de onde chegava a última urna e aumentava a expectativa passo a passo, numa crescente.

Agora, a ansiedade daqueles que acompanham a apuração dos votos terá picos de maior intensidade entre os intervalos onde não haverá nenhum resultado. Depois de inseridos os dados das urnas da cidade, o intervalo para a chegada das informações do interior é de aproximadamente 40min.
Conforme o ocorrido nas últimas eleições, em 2018, o primeiro roteiro da área rural deve chegar pelas 18h40min. A expectativa é de que até às 19h a maioria dos votos já tenham chegado ao sistema. Os últimos devem chegar pelas 19h40min. A transmissão de dados das urnas mais distantes, em Linha Alto Paredão, serão transmitidos em Boqueirão do Leão.

O chefe do cartório da 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mossman, ressalta que a mudança ocorre para evitar aglomerações devido as medidas sanitárias contra a Covid-19 e não implicará no resultado final, previsto entre 20h30min e 21h. “Optou-se por mudar a sistemática o que vai gerar uma diferença neste ano nos primeiros resultados com a chegada mais tardia dos primeiros boletins, mas não no resultado final pois a espera pelas urnas do interior será a mesma”, explica.

Com a mudança na forma de recebimento dos materiais de urna, devido a pandemia, sistema será abastecido de forma mais espaçada. Mesmo assim, resultado final se mantém entre 20h30min e 21h

Olá Jornal