Apuração do segundo turno em Venâncio deve encerrar às 19h30min

Olá Jornal
outubro18/ 2018

Após o primeiro turno das Eleições 2018 iniciam as avaliações do pleito como um todo na 93ª Zona Eleitoral, com sede em Venâncio Aires. A apuração de votos no dia 07 de outubro encerrou depois das 21h. Entretanto, com dois votos para serem registrados, a previsão do Cartório Eleitoral é de encerrar a transmissão dos resultados até as 19h30min do dia 28 de outubro.

Apesar das queixas de demora para o registro do voto, o chefe do cartório local, Eduardo Mosman, destaca que não estão previstas mudanças no processo de biometria. Segundo ele, parte das filas foi causada por conta da quantidade de cargos que o eleitor precisou votar. “Eram seis votos, além do sistema biométrico. Isso junto acabou causando filas em alguns pontos de votação. Mas a expectativa é de maior agilidade neste segundo turno,” argumenta.
O responsável pela organização do pleito também destaca que a demora na votação não refletiu na participação dos venâncio-ainreses nas seções. “Houve demora em alguns locais, mas para o segundo turno esperamos que este tipo de situação não ocorra,” comenta.

A agilidade na apuração também deve ocorrer a partir de ajustes nas rotas de recolhimento das urnas eletrônicas, após encerrado o processo de votação. No total são 11 roteiros no perímetro urbano e rural que realizam o recolhimento dos equipamentos, e fazem a entrega na central da 93ª Zona Eleitoral, que envia as informações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas as seções da região de Alto Paredão, que têm a transmissão de dados efetuadas a partir de Boqueirão do Leão.

ABSTENÇÃO
A informação de que houve aumento da abstenção durante a votação no primeiro turno também não se confirma. Em 2018, 13,07% dos mais de 51 mil eleitores não participaram do processo eleitoral. Já em 2014, quando também ocorreu eleições gerais, o percentual foi de 14,20%. Se comparado ao pleito municipal, de 2016, também houve redução, já que naquela oportunidade 13,77% dos eleitores venâncio-airenses não participaram do processo de votação.

Olá Jornal